68 medalhas foram entregues a nove vinícolas

A 18ª Seleção de Vinhos de Farroupilha revelou na noite de sexta, 1º de setembro, os vencedores do concurso que elege anualmente os melhores vinhos, espumantes, frisantes e sucos de uva do município. A divulgação dos premiados ocorreu em cerimonial seguido de jantar e baile no Centro de Eventos Mario Bianchi, em  Farroupilha.

Foram concedidas entre nove vinícolas, 02 medalhas de Prata, 64 medalhas de Ouro e 2 distinções especiais Moscatel Premium, que é considerada a premiação máxima do concurso, conferida ao vinho e ao espumante moscatéis que obtém maior pontuação. A láurea diferenciada destaca o posto de maior produtor nacional dessa variedade de uva ocupado por Farroupilha, o que credenciou, em 2015, a obtenção da Indicação Geográfica, na modalidade Indicação de Procedência, com foco nas bebidas elaboradas com uvas moscato, e, em 2019, o reconhecimento oficial, com lei sancionada pelo presidente da República, de Capital Nacional do Moscatel.

Este ano, o concurso avaliou o recorde de 204 amostras. Os produtos concorreram em 14 categorias, que compreendem vinhos finos e de mesa, espumantes, frisantes e sucos de uva. A análise sensorial foi feita por grupo composto por 30 degustadores no mês de junho. O painel de premiados consiste em um verdadeiro guia, com a indicação de bebidas de qualidade aos consumidores, sendo que o concurso tem como diferencial avaliar produtos já disponíveis no mercado. Apenas uma categoria - vinho branco fino seco moscatel tranquilo - permite amostras a granel, em virtude da produção acentuada de uvas moscato existente no município (cerca de 50% da produção nacional).

A promoção da 18ª Seleção de Vinhos de Farroupilha é da Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin), em parceria com a Prefeitura de Farroupilha, por meio da Secretaria de Agricultura e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação.  Patrocinam o evento: Agrovitti, Amazon, Basf, BiotecSul, DHC Embalagens, Ever, Facchin, Luvison, Malbec, MA Silva, Rossi Arquitetura, Sicredi, Vêneto, Verallia. São apoiadores institucionais: Associação dos Engenheiros Agrônomos da Encosta Superior do Nordeste (AEANE); Confraria Feminina do Vinho e do Espumante de Farroupilha; Embrapa Uva e Vinho; Escritório Municipal da Emater/RS – Ascar;  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Bento Gonçalves; Laren – Seapa – Governo do Estado do Rio Grande do Sul; Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Farroupilha.

Fotos: Daniela De Rocco

Data de publicação: 02/09/2023