Equipamento fica na Rua Independência com a Rua Marechal Deodoro da Fonseca

A Prefeitura de Farroupilha, através do Departamento de Trânsito, ligado à Secretaria de Obras e Trânsito, informa que o novo conjunto semafórico instalado na esquina da Rua Independência com a Rua Marechal Deodoro da Fonseca entrará em funcionamento na próxima segunda-feira, 29 de abril.

O sistema será ligado às 5h, junto aos demais semáforos da cidade, que passam a madrugada em amarelo piscante. Com isso, os condutores precisam e atenção ao trafegar pela região.

A instalação dos novos equipamentos foi aprovada pelo Conselho Municipal de Trânsito e atende a uma antiga demanda da comunidade. Além disso, eles servem para dar mais fluidez ao fluxo de veículos, evitando congestionamentos e acidentes.

Isso se deve ao fato da modernização do sistema, que permite ao operador controlar remotamente o tempo necessário de abertura e fechamento do sinal. Este controle é realizado diretamente do Centro de Controle Operacional (CCO) que monitora o sistema de trânsito, além das 107 câmeras de monitoramento espalhadas pelo perímetro urbano, e outras oito que fazem parte do Cercamento Eletrônico, 24 horas por dia.

Por exemplo, em horários de pico, em que a Rua Independência registra um alto volume de veículos, é possível realizar o ajuste para que o sinal verde permaneça por mais tempo, criando o que se chama de mar verde ou túnel verde, gerando uma melhor mobilidade.

Já os equipamentos instalados no cruzamento da Rua Júlio de Castilhos, Rua Tiradentes e Rua Ângelo Bartelle, aguardam a finalização da etapa das obras que ocorrem na via. A ligação destes deverá ser realizada nos próximos dias e informada para a comunidade.

Data de publicação: 27/04/2024

Créditos: Cristiano Lemos