A Secretaria Municipal de Habitação e Assistência Social baseia-se em duas políticas sociais: a Política Pública de Assistência Social e a Política Pública de Habitação.

Assistência Social: “É direito do cidadão e dever do Estado, é Política de Seguridade Social não contributiva, que provê os mínimos sociais, realizada através de um conjunto integrado de ações de iniciativa pública e da sociedade, para garantir o atendimento às necessidades básicas. ” (LOAS, Art. 1º). Suas ações são executadas por níveis de proteção, ou seja: de proteção social básica para o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários e desenvolvimento de potencialidades das famílias. Para as famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade e risco por violação de direitos, são desenvolvidas ações de proteção social especial, com vistas à reorganização familiar, elaboração de novas referências afetiva e reintegração social.

Habitação: desenvolve ações que visam a garantia da moradia digna prevista na Constituição Federal. Para tanto, avalia, analisa, elabora e implanta projetos que atendam as demandas da comunidade, como o acesso facilitado da população à habitação de interesse social e a otimização da infraestrutura básica e de equipamentos sociais, evitando assim o déficit habitacional através de estudos e pesquisas socioeconômicas e habitacionais.

Serviços:

  • Auxílio de materiais de construção para reformas de residências em situação precária, após avaliação socioeconômica realizada por Assistente Social
  • Arquivo de contratos de venda de terrenos referente a loteamentos habitacionais implantados pelo município.
  • Liberação de Cláusula Restritiva em contratos para os fins de Escrituração
  • Desenvolvimento de Projetos Habitacionais de Interesse Social
  • Desenvolvimento de Trabalho Técnico Social realizado por Assistentes Sociais
  • Projetos de reassentamentos
  • Projetos que possibilitem melhores condições de habitabilidade para população em situação de vulnerabilidade social
  • Fomentar a implantação de empreendimentos do Programa Minha Casa Minha Vida no município de Farroupilha
  • Processos de Regularização Fundiária
  • Planejamento para diminuição de déficit qualitativo e quantitativo de unidades habitacionais
  • Cadastramento de famílias que residem em áreas de ocupação irregular
  • Auxílio para a instalação de fossa e filtro, após elaboração de parecer socioeconômico

Faz parte da Secretaria Municipal de  Habitação e Assistência Social: Centros de Referência de Assistência Social – CRAS I e CRAS II, Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, Centro de Convivência Idosos São José, Cadastro Único Para Programas Sociais do Governo Federal/ Programa Bolsa Família, Albergue Municipal, Banco de Materiais, Banco Social, Balcão do Trabalhador, Sistema Nacional de Emprego – SINE, Posto de Identificação (Carteira de Identidade) e Posto do Ministério do Trabalho (Carteira de Trabalho).

Atendimento ao Cidadão

Balcão do Trabalhador:

  • Cadastro de candidatos para as vagas de emprego
  • Encaminhamento dos currículos para as vagas de acordo com o perfil
  • Controle de vagas
  • Atualização das vagas para divulgação

Sistema Nacional de Emprego (SINE):

  • Encaminhamento de Seguro Desemprego

Posto de Identificação (carteira de identidade):

  • Emissão de 1ª e 2ª via de Carteiras de Identidade

Posto do Ministério do Trabalho (carteira de trabalho)

  • Emissão de 1ª e 2ª via de Carteiras de Trabalho, assim como baixas e alterações

Assistência Social – Unidades de Atendimento:

Centros de Referência de Assistência Social (CRAS I e CRAS II)

Serviços oferecidos:

  • Serviços de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF)
  • Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV)

Ações Desenvolvidas:

  • Acolhimento das famílias
  • Atendimento psicossocial
  • Busca ativa
  • Cadastro Único Para Programas Sociais do Governo Federal
  • Concessão de benefícios eventuais
  • Encaminhamento do Benefício de Prestação Continuada
  • Encaminhamento do Passe Livre
  • Oficinas ocupacionais e de convivência
  • Trabalhos com grupos
  • Visitas domiciliares, entre outros

Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS)

Serviços oferecidos:

  • Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI)
  • Serviço Especializado em Abordagem Social
  • Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida (LA) e de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC)
  • Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas Com Deficiência, Idosos e suas famílias
  • Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua
  • Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – AEPETI

Ações Desenvolvidas:

  • Atendimento domiciliar a idosos e Pessoas Com Deficiência
  • Atendimento psicossocial
  • Busca ativa
  • Comunicação e defesa de direitos
  • Encaminhamento para a rede socioassistencial
  • Estudos sociais
  • Mobilização e identificação da família extensa ou ampliada
  • Referência e contrarreferência
  • Trabalhos com grupos
  • Visitas domiciliares, entre outros

Centro de Convivência Idosos São José

Serviço oferecido:

  • Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV)

Ações desenvolvidas:

  • Baile de integração
  • Eventos comemorativos
  • Ginástica
  • Inserção e atualização do Cadastro Único
  • Jogo de câmbio
  • Trabalhos em grupo
  • Passeios
  • Visitas domiciliares, entre outros

Banco Social:

Auxiliar famílias que se encontram em situação de pobreza e/ou extrema pobreza, bem como famílias em situação de calamidade (incêndio, alagamento, vendaval), através de doações da comunidade.

Banco de Materiais:

Tem como objetivo arrecadar e distribuir materiais de construção para famílias em situação de vulnerabilidade e/ou risco social, assim como para pessoas em situação de calamidade (incêndio, alagamento, vendaval). É importante ressaltar que isto ocorre através de prévia avaliação socioeconômica realizada por profissionais do Serviço Social.

ENDEREÇOS E TELEFONES

Centro de Referência de Assistência Social (CRAS I)

Endereço: Rua Antonio Benvenutti, 67, Bairro Industrial, Farroupilha

Horário de Atendimento: Das 08h às 16h – de segunda a sexta-feira

E-mail: cras-1@farroupilha.rs.gov.br

Telefones: (54) 2131-5327, (54) 99980-5101 ou (54) 99693-0157

Centro de Referência de Assistência Social (CRAS II)

Endereço: Rua Cel. Pena de Morais, 954, Centro, Farroupilha/RS

Horário de Atendimento: Das 08h às 16h – de segunda a sexta-feira

 E-mail: cras-2@farroupilha.rs.gov.br 

 Telefones: (54) 99978-3441 ou (54) 99933-7346

Centro de Referência de Assistência Social (CRAS III)

Endereço: Rua Remigio Tartarotti, nº 765, Bairro Primeiro de Maio, Farroupilha/RS

Horário de Atendimento: Das 08h às 16h – de segunda a sexta-feira

 E-mail: cras-3@farroupilha.rs.gov.br 

 Telefones: (54) 2131.5343 ou 99949-7173

Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS)

Endereço: Rua Luiz Busetti, 273A, Bairro São Luiz

Horário de Atendimento: Das 08h às 16h – de segunda a sexta-feira

E-mail: creas@farroupilha.rs.gov.br

Telefones:(54) 2131-5326, (54) 3268-1414 ou (54) 996283752

Centro de Convivência Idosos São José

Endereço: Rodovia dos Romeiros Km 1, Bairro Cinquentenário,  Farroupilha (Fundos Churrascaria Ronda Charrua)

Horário de Atendimento: das 09h às 17h – de segunda a sexta-feira

E-mail: coordenacaodoidoso@farroupilha.rs.gov.br

Telefone: (54) 3261-2573

Albergue Municipal

Endereço: Rua José Francischini, 71, Bairro Planalto,Farroupilha

Horário de Atendimento: das 19h às 07h – de segunda a segunda-feira

E-mail: assistenciasocial@farroupilha.rs.gov.br

Telefone: (54) 3261-1930 e 99989-9023

Banco Social

Endereço: Rodovia dos Romeiros Km 1, Bairro Cinquentenário,  Farroupilha (Fundos Churrascaria Ronda Charrua)

Atendimento ao Público: Segunda a Sexta-Feira: das 8h às 12h e das 13h30 às 17h

E-mail: habitacao@farroupilha.rs.gov.br

Telefone: (54) 99634-4494

Banco de Materiais

Endereço: Rodovia dos Romeiros Km 1, Bairro Cinquentenário,  Farroupilha (Fundos Churrascaria Ronda Charrua)

Horário de Atendimento: das 7h às 11h30 e das 13h às 17h18 –  de segunda-feira a sexta-feira – (não realiza atendimento ao público)

E-mail: habitacao@farroupilha.rs.gov.br

Telefone: (54) 3261-7900

Balcão do Trabalhador e Sistema Nacional de Emprego – SINE

Endereço: Rua Tiradentes nº411, Centro, Farroupilha/RS

Horário de Atendimento: das 9h às 16h – de segunda a sexta-feira

E-mail: balcaodotrabalhador@farroupilha.rs.gov.br

Telefones:  (54)2131-5307 e (54) 99686-3930

Posto de Identificação – Carteira de Identidade

Endereço: Rua Tiradentes, nº 411 Centro, Farroupilha/RS

Horário de Atendimento: das 9h às 16h – de segunda a sexta-feira

E-mail: pifarroupilha@igp.rs.gov.br

Telefones: (54)2131-5307, (54) 99654-2164   (54) 99636-6562

 Posto do Ministério do Trabalho – Carteira de Trabalho

 Endereço: Rua Tiradentes, nº 411, Centro, Farroupilha/RS

 Horário de Atendimento: das 9h às 16h – de segunda a sexta-feira

E-mail: ctps@farroupilha.rs.gov.br

Telefones: (54)2131-5307 e (54) 99686-3930

Responsáveis

Anita Maioli Pasqual

Secretária

Endereço

  Rua Tiradentes , 411  Bairro: Centro
    Farroupilha/RS