Ações como palestras e distribuição de materiais informativos fizeram parte do cronograma

Em comemoração aos 17 anos da Lei Maria da Penha, a Prefeitura de Farroupilha em parceria com Gabinete da Primeira-Dama e a Coordenadoria da Mulher, a Secretaria da Saúde, a Associação Farroupilhense Pró-Saúde, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM), a Polícia Civil e Brigada Militar – Patrulha Maria da Penha realizaram no mês de agosto um cronograma especial para reflexão e conscientização da comunidade contra o fim da violência contra a mulher.

Durante todo o mês, o município abraçou a campanha do Agosto Lilás, com diversas ações empreendidas para espalhar a mensagem de igualdade e respeito, tais como palestras esclarecedoras, a distribuição de material informativo de grande relevância, a divulgação da rede de atenção e proteção às mulheres em situação de vulnerabilidade, e o atendimento à comunidade em busca de orientação e apoio.

Além disso, foi promovido um dia de cuidados à mulher, enfatizando a importância do autocuidado e da saúde física e mental. Rodas de conversa foram realizadas, proporcionando espaços para o diálogo aberto sobre as questões que afetam as mulheres e reforçando o valor da sororidade.

Para a coordenadora da Coordenadoria da Mulher, Maria Isabel Rossetti, a campanha vem para mobilizar a comunidade sobre esse tema tão importante na vida da mulher.

“Em Farroupilha, mais de uma mulher por dia requer medida protetiva de urgência. Precisamos nos unir para que a violência não se perpetue. O respeito e o diálogo devem ser as formas utilizadas para discutir as relações. Precisamos dizer sim à vida, ao respeito e ao diálogo”, destacou.

Para a Primeira-Dama Ariane Laura dos Santos Feltrin, o mês de Agosto traz um tema de suma importância que precisa ser trabalhado em prol das mulheres.

“Mais uma vez agradecemos a união da rede de atenção formada pela Secretaria da Saúde, da Associação Farroupilhense Pró-Saúde, do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM), a Polícia Civil e Brigada Militar – Patrulha Maria da Penha, Coordenadoria da Mulher, o poder judiciário em nome do Dr. Enzo, onde foi possível levar mais conhecimento a comunidade para o enfrentamento a violência doméstica, demonstrando assim todo o nosso cuidado enquanto governo a todas as mulheres e suas famílias. Agradecemos também as empresas pela adesão que receberam o treinamento Me Respeita multiplicando assim nossa rede de proteção. E frisando mais uma vez que toda e qualquer violência doméstica não tem a ver apenas com a vítima, e sim, com toda sua família. Nosso município é modelo nas ações de conscientização e prevenção contra a violência doméstica, e seguimos trabalhando em prol das nossas mulheres”, ressaltou.

A Lei Maria da Penha não é apenas uma resposta legal à violência doméstica, mas também um sinal claro de que a sociedade está consciente da importância de enfrentar esse problema de frente. Ao celebrar o Agosto Lilás reafirmamos o compromisso em criar um mundo onde todas as mulheres possam viver sem medo e em plena dignidade.

Data de publicação: 01/09/2023

Créditos: Schaiane Sacramento