Confira como solicitar a Carteira de Identidade em Farroupilha:

Para solicitar o documento, é necessário apresentar a certidão original, conforme o estado civil do solicitante, que deve estar atualizada, em bom estado de conservação, sem rasuras, rasgos ou anotações, não podendo estar plastificada ou sofrido qualquer tipo de alteração. Além disso, é indispensável apresentar o número do CPF.

Em casos de roubo do documento, é imprescindível registrar um boletim de ocorrência, pois esse registro será exigido para solicitar a isenção da taxa de segunda via.

O agendamento é obrigatório para a solicitação do documento, pelo site do IGP: htps://igp.rs.gov.br/agendamento-de-carteiras-de-identidade. É importante ressaltar que, dependendo do sistema - que é regulado pelo Estado -, os horários de atendimento podem sofrer oscilações, afetando os atendimentos.

O prazo para a chegada do documento é de 25 dias úteis, e a retirada é preferencialmente feita pelo próprio requerente. Contudo, no protocolo recebido durante a solicitação, é possível autorizar um terceiro a retirar o documento, bastando que esse terceiro apresente seu próprio documento de identificação. Para menores de 16 anos, os pais estão autorizados a retirar oficialmente o documento, mediante assinatura da autorização protocolar.

As primeiras vias do documento e solicitações para maiores de 65 anos não têm custo.  A Secretaria de Habitação e Assistência Social está localizada no Anexo II, na Rua Tiradentes, N° 411, Centro. O horário de atendimento é das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira.


Compartilhe!