Visita se deu para conhecer as instalações

Na última semana, a Coordenadoria da Mulher e o Executivo Municipal receberam a visita da Subsecretária da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Márcia Scherer, da Diretora Adjunta do Departamento de Políticas para as Mulheres - SJCDH, Giselda da Silva Azambuja, e da Técnica Assistência Social, Cláudia Tellini Victolla.

A Primeira-Dama Ariane Laura dos Santos Feltrin, a Secretária de Habitação e Assistência Social, Anita Maioli Pasqual, a Coordenadora da Coordenadoria da Mulher, Maristela Pessin, e a Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM), Camila Bernart, lideraram a recepção, conduzindo a visita às instalações da Coordenadoria e ao Centro de Referência à Mulher (CRM).

Este último, um projeto apresentado ao Governo do Estado em 2021 pela então titular da Coordenadoria da Mulher, Dra. Franciele Reche, sendo escolhido para receber verba e se tornar uma realidade em Farroupilha, sendo liderado por Maria Isabel Rosseti e, atualmente, pela titular da pasta, Maristela Pessin.

Com cerca de 70 Centros de Referência à Mulher no Rio Grande do Sul, Farroupilha destaca-se ao integrar essa lista, contando com a Coordenadoria e o CRM para oferecer serviços essenciais no combate à violência doméstica. A inauguração oficial do CRM está programada para acontecer nos próximos meses.

A comitiva teve a oportunidade de conhecer de perto os projetos e ações desenvolvidas em Farroupilha. Destacou-se a Campanha "Me Respeita", iniciativa vigorosa desde 2021, que promove treinamentos e orientações em diversos setores da sociedade. A Lei Municipal 4.681/2021, de autoria do vereador Marcelo Broilo, respalda a campanha, cujo propósito é orientar, conscientizar, prevenir e auxiliar mulheres em situação de risco. Farroupilha orgulha-se de ser um caso de sucesso com a Campanha "Me Respeita", sendo inclusive convidada a apresentar palestras na capital.

A comitiva participou da adesivagem do novo veículo, adquirido através da verba contemplada pela apresentação do projeto ao Governo do Estado em parceria com a Prefeitura. Esse veículo proporcionará maior segurança e conforto no deslocamento das vítimas, evidenciando o compromisso da Coordenadoria em prestar atendimentos essenciais às mulheres em momentos delicados. A ação conjunta entre esferas governamentais e não-governamentais reforça a importância da colaboração para construir uma sociedade mais justa e igualitária.

Data de publicação: 20/02/2024

Créditos: Schaiane Sacramento