Projeto piloto está sendo desenvolvido em oito escolas municipais

Na quarta-feira, 13 de dezembro, foi aprovada a Lei Municipal Nº 4.869 que possibilita a criação das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (CIPAVE) nas escolas da rede pública municipal de Farroupilha.

O objetivo das comissões é contribuir para a prevenção, identificando os problemas específicos de cada escola e desenvolvendo ações para aprimorar a educação dos alunos. Essas comissões serão compostas por alunos, pais, professores, funcionários e direção da escola, com eleição de um presidente, um vice-presidente e um secretário, enquanto os demais serão membros efetivos, com mandato correspondente ao da gestão dos diretores.

A principal responsabilidade da CIPAVE é diagnosticar, planejar e agir preventivamente contra elementos prejudiciais ao processo educativo integral do cidadão. Em novembro, ocorreu uma palestra com Maria Helena Sartori, esclarecendo detalhes sobre as comissões e sua implementação. Farroupilha conta com 22 escolas de Ensino Fundamental e 5 de Educação Infantil, todas se mobilizando para a criação das comissões.

Inicialmente, foram estabelecidas comissões piloto em oito escolas para ajustar a legislação conforme as realidades específicas de cada instituição. A partir de 2024, todas as escolas terão suas próprias comissões adaptadas às suas necessidades individuais.

Essas ações ressaltam a importância da ação proativa, destacando as CIPAVE como iniciativas que buscam parceiros educativos e implementam ações para promover cuidado e segurança, tanto para os estudantes quanto para os profissionais envolvidos.

As escolas selecionadas para a implementação das CIPAVE são: 1º de Maio, João Grendene, Santa Cruz, Oscar Bertholdo, Ângelo Chiele, Cinquentenário, Presidente Dutra e Teotônio Vilela.

Data de publicação: 16/12/2023

Créditos: Schaiane Sacramento