Evento ocorreu na manhã desta quarta-feira

Melhorar a cadeia produtiva dos produtos que são marca registrada da Serra Gaúcha, principalmente os produzidos pelas agroindústrias familiares, sempre foi tema dos encontros do Consórcio Intermunicipal Sustentável da Serra Gaúcha (Cisga).

E com o tema da inspeção municipal para as agroindústrias, o Presidente da entidade e Prefeito de Farroupilha, Fabiano Feltrin, participou de um painel Transformar Juntos, promovido pelo Sebrae, durante a Mercopar, na manhã desta quarta-feira, 18 de outubro, em Caxias do Sul.

Com a presença do Diretor do Sebrae, André Vanoni de Godoy, da Gerente de Políticas Públicas, Janaína Zago Medeiros, prefeitos, secretários e empresários locais, Feltrin apresentou dados referentes aos 26 municípios integrantes do Cisga.

Entre eles, a adesão dos municípios ao Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária e o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal, que possibilitou, exemplo, a criação do Selo Arte e Selo Queijo Artesanal, além da atuação 25 médicos veterinários nos municípios do Cisga.

Como perspectiva para o próximo ano, Fabiano disse que o Cisga planeja a participação no projeto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul-Riograndense, campus Lajeado, para a determinação do perfil dos queijos coloniais a partir de análises metagênomica, compostos voláteis, sensoriais e estatísticas.

Data de publicação: 18/10/2023

Créditos: Cristiano Lemos