A Caixa informou que exigirá comprovação de danos para liberar os recursos

A Prefeitura de Farroupilha, através da Secretaria de Gestão e Governo, informa que o município realizou o seu cadastramento junto ao sistema da Caixa Econômica Federal para que beneficiários do Sistema da cidade que foram atingidos e tiveram prejuízos devido às chuvas da última semana possam realizar o saque do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) na modalidade Calamidade.

Com a habilitação da cidade junto ao sistema da Caixa Econômica Federal, a população que já havia se cadastrado e registrado os danos causados pelas intempéries, já podem encaminhar o recebimento junto à CEF.

Vale ressaltar que a liberação do pagamento ocorre mediante uma avaliação dos danos realizada pela instituição financeira, que homologa os pedidos. Qualquer saque indevido incorre em crime federal, nesse caso, de estelionato, podendo a pessoa responder pelos seus atos perante à justiça. O prazo para o pagamento também é de responsabilidade da Caixa.

O Saque Calamidade do FGTS é uma modalidade em que o beneficiário tem direito a sacar o saldo da sua conta vinculada por necessidade pessoal, urgente e grave, decorrente de desastre natural que tenha atingido a sua área de residência.

O valor do saque será o saldo disponível na conta do FGTS, na data da solicitação, limitado à quantia correspondente a R$ 6.220,00 para cada evento caracterizado como desastre natural.

Data de publicação: 09/05/2024

Créditos: Schaiane Sacramento