Objetivo da visita é a implementação do sistema no Estado do Norte do Brasil.

Uma comitiva do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do Pará esteve em Farroupilha nesta semana visitando as dependências do Centro de Comando Operacional (CCO), a fim de conhecer o sistema de monitoramento por câmeras implementado no município. Eles foram recebidos pelo Secretário de Obras e Trânsito, Argídio Schmitz Diretor do Departamento de Trânsito, Joel Corrêa.

Além das visita ao CCO eles passaram por algumas vias da cidade conhecendo o novo sistema de semáforos com contagem regressiva de tempo que vem sendo instalado no centro. O objetivo é conhecer as funcionalidades das câmeras para, posteriormente, aplicar o mesmo cidade nas cidades e estradas no Norte do Brasil.

Ao todo, o sistema de monitoramento por câmeras em Farroupilha conta com 110 equipamentos. Destes, 14 são pertencentes ao Cercamento Eletrônico, sendo oito câmeras em rodovias e seis no perímetro urbano.

O diferencial destas câmeras é a possibilidade da leitura de placas de veículos que são transportadas para dentro de um banco de dados que analisa possíveis situações de roubo ou furto, por exemplo.

O cercamento eletrônico é uma parceria entre a Brigada Militar, Polícia Civil e o Poder Público, viabilizados através da Guarda Municipal, ligada à Secretaria Municipal de Obras e Trânsito, e realiza o monitoramento 24h por dia com câmeras espalhadas em pontos estratégicos da cidade.

O trabalho é realizado no Centro de Comando Operacional, no Anexo III, na sede do 36º Batalhão da Brigada Militar e na Delegacia da Polícia Civil.

Data de publicação: 18/08/2023

Créditos: Cristiano Lemos