Conforme dados do Inmet, choveu cerca de 202 milímetros menos de 48h

Dados levantados pela Prefeitura de Farroupilha junto ao Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) apontam que as chuvas que atingem a cidade desde a manhã da segunda-feira, 29 de abril, já podem ser consideradas como as mais intensas em volume de água concentrado dos últimos anos.

Estima-se que em menos de 48h, choveu cerca de 202 mm de água. Como comparação, eram previstos volumes de chuva entre 50 e 100 mm para o Rio Grande do Sul, sendo que, em áreas do sul do estado, o volume poderia superar os 100 mm.

De acordo com o Meterologista Glauco Freitas, a quarta-feira, 01 de maio, pode apresentar uma leve melhora na condição climática, porém, a chuva deve retornar com quantidade igual ou superior a registrada no começo da semana na quinta e sexta-feira.

ESTRAGOS REGISTRADOS NA CIDADE E NO INTERIOR

Toda a chuva acabou registrando estragos em diversas partes da cidade e do interior, com estradas bloqueadas, quedas de barreiras e rompimento de tubulações que causaram alagamentos em alguns bairros. Felizmente, apesar das perdas materiais, não há registros de feridos.

Em Farroupilha foram registrados problemas nos bairros Nova Vicenza, Monte Verde e na Vila Esperança. No Nova Vicenza houve o rompimento de tubulações no quadrilátero da Rua São Vicente, Rua Vicente Dal Molin, Rua Campo Bom e Rua Luiz Fagherazzi, fazendo com que a água entrasse em algumas residências.

Ainda na segunda-feira, as descargas elétricas acabaram danificando um conjunto semafórico no cruzamento da Rua Tiradentes com a Rua 13 de Maio, além de algumas câmeras de monitoramento. As equipes do Departamento de Trânsito foram acionadas e conseguiram realizar o reparo necessário, não havendo mais nenhum ponto sem a sinalização de trânsito estar em pleno funcionamento.

Já no interior foi registrado uma queda de barreira em Linha Muller, bloqueando totalmente uma estrada vicinal. Além disso, houve danos em Linha Ely, Linha Amizade, Linha 30, Linha Machadinho e Linha Jacinto.

Os atendimentos da Unidade Móvel de Saúde, que ocorreriam nesta terça-feira, 30 de abril, em Capitel Santo Antônio e São Roque foram suspensos.

Duas escolas tiveram as aulas suspensas durante o período da tarde no município. A Escola Municipal de Ensino Fundamental Terezinha Travi, localizada em Linha Ely, e na Escola Municipal de Ensino Fundamental Eugênio Ziero, em Linha República.

A visitação ao Parque do Salto Ventoso também foi suspensa devido ao alto volume de águas. Não há previsão de quando o local será reaberto ao público.

Data de publicação: 30/04/2024

Créditos: Cristiano Lemos