Ação é pioneira no Rio Grande do Sul

A Prefeitura de Farroupilha, através da Secretaria de Saúde irá realizar uma ação pioneira no Estado do Rio Grande do Sul relativa ao combate à dengue. Através de um termo de cooperação assinado com a empresa farroupilhense Migra Soluções em Mobilidade, o município irá utilizar um drone para a aplicação de um biolarvicida contra a dengue em possíveis criadouros de difícil acesso e áreas extensas na cidade.

A primeira ação deve ser realizada no dia 07 de maio, no Kartódromo Municipal César Francischini. A escolha do local foi feita por ser um ponto aberto e com poucos pontos de bloqueio para o equipamento que mede cerca de dois metros de envergadura. Após, a ação deve ser realizada em outros pontos da cidade.

Conforme o Secretário de Saúde Thiago Brambilla, o objetivo da ação é dar uma cobertura ainda maior na proteção contra a proliferação do mosquito na cidade.

”É uma ação moderna e inovadora que vai ampliar o nosso combate ao Aedes Aegypti. Hoje já realizamos visitas periódicas com nossos agentes de endemias, campanhas de cuidados, mutirões e os fumacês. Agora, entramos em um novo momento, onde vamos poder atacar os possíveis focos em lajes ou obras que são cercadas por tapumes, por exemplo. Na apresentação do equipamento para a nossa equipe já percebemos o quão eficiente ele pode ser e temos uma ótima expectativa sobre este sistema.”, disse.

Devido ao seu tamanho e complexidade, são necessários 3 dias úteis para a liberação das licenças emitidas pelos órgãos estaduais e federais. Conforme dados da Migra, o equipamento é o mesmo utilizado na agricultura de precisão, com a possibilidade de cobertura de até dois hectares (20 mil metros quadrados) em apenas 10 minutos.

Além disso, é recomendado que a população não se aproxime do local da aplicação, mesmo o produto não sendo tóxico aos seres humanos.

Data de publicação: 23/04/2024

Créditos: Cristiano Lemos