Apesar de ser competência do DAER, Município busca alternativas legais para supressão de árvores e roçada das margens da rodovia

Uma força-tarefa criada pela Prefeitura de Farroupilha, em parceria com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros, esteve na tarde desta segunda-feira (11) na Rodovia dos Romeiros. O grupo realizou uma avaliação em toda a vegetação de grande porte situada no perímetro onde foi registrada a queda de uma árvore no domingo (10).

Conforme os técnicos da pasta de Urbanismo e Meio Ambiente, foram encontradas árvores com o tronco abaloado, camada de solo pequena e necessidade de avaliação sobre o risco de queda. Além disso, será avaliada a necessidade de supressão de espécies de eucaliptos e acácias.

O titular da pasta, Nestor Zanonato Filho, fez uma avaliação da visita e comentou sobre os estudos dos dados vistoriados.

“Queremos agradecer a disponibilidade do nosso Corpo de Bombeiros, que entendeu a necessidade e aceitou o nosso chamado. Do ponto de vista da segurança dos usuários da rodovia, é muito importante que esse trabalho de supressão seja realizado o quanto antes, por isso, de posse desses dados técnicos, vamos realizar os encaminhamentos junto ao Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), que é quem detém a responsabilidade dessa manutenção, para que os trabalhos sejam realizados com urgência”, ressaltou.

Paralelo a esta vistoria, uma comitiva esteve na Superintendência do Daer, em Bento Gonçalves, realizando a entrega de um ofício solicitando a manutenção da via e orientações para que, dentro da legalidade, o município possa colaborar com os trabalhos.

O Daer é o responsável por realizar a manutenção da pista e da faixa de domínio, o que inclui roçadas e podas de árvores. Nesta terça-feira (12), uma equipe do Daer estará na Prefeitura para alinhar a operacionalização dos trabalhos de manutenção.

Data de publicação: 12/03/2024

Créditos das Fotos: Arte/Jonatas Cristofoli