A previsão de início para o próximo dia 31 de outubro

Com o objetivo de ampliar a capacitação dos professores e qualificar o ensino público em Farroupilha, a Prefeitura estará implementando nos próximos dias a primeira Sala Google em uma escola do município. O projeto iniciará pela Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Cruz, de Nova Milano.

A Sala Google é um espaço de aprendizagem criativo, que foge da tradicional estrutura com cadeiras e classes enfileiradas, disponibilizando uma arquitetura de compartilhamento com uso da tecnologia, métodos de trabalho em grupo e interação entre alunos e professores. A Escola Santa Cruz, escolhida para iniciar o uso das novas tecnologias, se destaca por estar entre as melhores do Rio Grande do Sul no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Inicialmente, o projeto prevê a Jornada Digital, que será um curso de formação on-line para cerca de 30 professores da Escola Santa Cruz, com previsão de início para o próximo dia 31 de outubro, utilizando os chromebooks Google, que já chegaram ao município. Ainda até o fim deste ano, a iniciativa alcançará os alunos, com a ampliação da estrutura da Sala Google, com mobiliário, lousas digitais e demais ferramentas para utilização pelos estudantes para atividades on-line, pesquisas, criação de projetos e outras atividades ligadas ao ensino.

Os alunos do quarto ano do ensino fundamental da Escola Santa Cruz serão os primeiros a terem a experiência de participar das atividades na Sala Google. “A tecnologia é fundamental no processo de educação dos nossos alunos e essa nova ferramenta vai ajudar a qualificar ainda mais o ensino em Farroupilha. Investir em educação gera mais qualidade de vida e desenvolvimento para as comunidades”, destaca o prefeito, Fabiano Feltrin.

Feltrin lembra que a ideia surgiu ainda em 2021, quando ele liderou uma comitiva da Serra Gaúcha que visitou empresas de tecnologia. Mais recentemente, em julho deste ano, o prefeito esteve na sede do Google, em São Paulo, acompanhado de outros prefeitos e lideranças da região, quando conheceram mais sobre a iniciativa e foram intensificadas as conversas para implementar o projeto em Farroupilha.

A meta da Prefeitura é ampliar o projeto no futuro para outros anos da instituição de ensino de Nova Milano e outras escolas municipais. “Temos um trabalho bem consolidado na educação, com várias escolas se destacando nos índices de avaliação do ensino, mas o desafio de seguir qualificando o aprendizado é permanente. A metodologia Google irá contribuir para mantermos os níveis e buscarmos melhorar ainda mais”, acrescenta a supervisora pedagógica da Secretaria de Educação, Eveline de Assis Brasil Borchhardt.

Data de publicação: 25/10/2023

Créditos das Fotos: Divulgação Prefeitura