Ação acontece nos dias 20 e 21 de maio, das 8h às 17h, junto à Escola Santa Cruz

O 20º Encontro das Tradições Italianas – ENTRAI, inicia na sexta-feira 12 de maio, na Praça de Nova Milano, em Farroupilha (RS). O evento conta com diversas atrações, além da gastronomia farta e típica da região, a entrada é gratuita.

Para este ano, o evento vai contar com uma novidade: a experimentação do Oficial Itinerante, que será dedicado à coleta dos dados biométricos necessários à emissão do passaporte eletrônico que, depois de impresso, será entregue ao cidadão.

A iniciativa é válida somente para as pessoas que já possuem todos os documentos necessários junto ao consulado. Cidadãos italianos, maiores de 12 anos, registrados no Consulado-Geral de Porto Alegre, cujo passaporte italiano esteja vencido ou prestes a vencer e cujo estado civil e endereço tenham sido previamente atualizados, incluindo o registro de filhos menores, podem solicitar a emissão de passaporte.

Interessados devem enviar previamente a solicitação e a documentação para o e-mail caxiasdosul.onorario@esteri.it, até às 15h do dia 12 de maio. Após a aprovação da documentação pelo Consulado Italiano, o mesmo entrará em contato para informar a data e o horário exatos do atendimento durante o Entrai.

A coleta será feita nos dias 20 e 21 de maio, das 8h às 17h, junto à Escola Santa Cruz. A iniciativa faz parte do processo de inovação e atenção difundida em todo o território gaúcho, pelo Consulado-Geral de Porto Alegre e pela Rede de Repartições Consulares Honorárias. No sábado, 20/05, às 12h, no palco do ENTRAI, haverá uma homenagem em comemoração ao Dia da Imigração Italiana.

Confira a programação ENTRAI 2023

Sexta-feira, 12 de maio
14h - Teatro Infantil Grupo Ueba com a peça "Faísca da Água"
18h - Banda Municipal Cinquentenário de Farroupilha
19h - Abertura Oficial do 20º ENTRAI
19h30min - EMEF Santa Cruz apresenta: "Extra, Extra: vai ter Entrai!"
20h30min - Grupo Yangos

Sábado, 13 de maio
11h - Grupo Folclórico Italiano Nanni
13h - Coral Canarinhos da Serra de Vila Jansen
14h - Torneio de Quatrilho – Escola Santa Cruz - e a Final dos Jogos Coloniais
14h30min - Grupo de Dança Os Gaudérios
16h - Orquestra La Montanara
17h - Missa na Paróquia Santa Cruz - Praça de Nova Milano
18h - Família Ávila
19h30min - Cavatappi - Música Italiana

Domingo, 14 de maio
8h - Encontro de Carros Antigos do Classic Car Club de Farroupilha
* Em caso de chuva, o encontro será transferido para o dia 21/05/23.
* A inscrição dá direito a uma camiseta. Informações: 54.9.9974.4599 com Adriano
10h - Missa na Paróquia Santa Cruz - Praça de Nova Milano – Com Coral II Romano

17h30min - Tenor Dirceu Pastori
19h - Grupo Ragazzi Dei Monti

Domingo, 21 de maio
10h - Missa na Paróquia Santa Cruz - Praça de Nova Milano – Com Coral Tramontina
11h - Coral Infantojuvenil Canarinhos de Farroupilha
11h30min - Almoço Típico no Salão da Paróquia Santa Cruz de Nova Milano
*Informações e reservas de ingressos: 54.9.9927.7223
12h - Vocal Allegro
13h - Soprano Liziane Rufatto
14h - Musicale Kremony
16h - Banda Brilha Som
18h30min - Carol Gobbato

O 20° Encontro das Tradições Italianas - ENTRAI - conta com projeto de Lei Estadual via Secretaria de Estado da Cultura, com a realização da Prefeitura Municipal de Farroupilha, gestão cultural da AM9 Produções e tem o patrocínio de Vinícola Casa Perini e Jota Pe Vinhos, Biamar, Grupo Sazi, Multinova, Felico Móveis, Bigfer, Tecnova e Oderich e o apoio de Sicredi, Sebrae, Fachinni Extintores e Di Capri Hotel, financiamento Pró Cultura RS.

Data de publicação: 09/05/2023

Créditos: Schaiane Sacramento