Esta ação é realizada apenas quando há confirmação de pessoa infectada.

A Prefeitura de Farroupilha, através da Secretaria Municipal da Saúde, informa que as ações de aplicação do fumacê, como a ocorrida nos bairros Volta Grande e Monte Pasqual, ocorrem apenas quando há a confirmação de um caso da doença. Com a confirmação dos exames, a aplicação é feita na região de residência do paciente.

Este tipo de controle por pulverização deve ser considerado atividade de contingência, utilizado em situações epidêmicas em que as estratégias preventivas não foram suficientes, mas nunca como primeira escolha. Essa é uma orientação do Ministério da Saúde.

Conforme explica a Diretora da pasta, Silvana de Lima, a ação é uma estratégia para diminuir as populações de mosquitos, e consiste em pulverizar um inseticida específico para o mosquito Aedes aegypti, em dosagens seguras aos humanos, e que elimina a maior parte dos mosquitos adultos presentes na região.

Silvana também destacou que toda a ação leva em torno de uma hora. Para isso, é necessário que os moradores mantenham as portas e janelas fechadas e que não circulem pelas ruas durante este período, já que, devido à toxicidade do produto, ele pode ser prejudicial à saúde.

“Depois de pulverizado, é necessário que as pessoas não abram portas e janelas por, pelo menos, uma hora, evitando aspirar o produto, que pode causar intoxicação”, disse.

Este cuidado vale também para os animais de estimação, que devem ser mantidos dentro de casa. Comum na região, criadores de abelhas também precisam ter atenção com estes insetos, uma vez que para elas, o produto é prejudicial, podendo matá-las. Em todas as ações, as equipes da Vigilância Epidemiológica passam nas residências pelo menos um dia antes para alertar os moradores.

É importante ressaltar também que os agentes que aplicam o fumacê são capacitados, e fazem uso de EPIs adequados para proteção durante a aplicação. Toda ação, em Farroupilha, também tem o acompanhamento da Brigada Militar e do Departamento de Trânsito.

Data de publicação: 19/04/2023

Créditos: Cristiano Lemos