O poder Executivo Municipal - através do Prefeito Fabiano Feltrin e o Vice-prefeito Jonas Tomazini - e a equipe da Associação Farroupilhense Pró Saúde entregaram à comunidade de Farroupilha, na tarde desta sexta-feira, 12 de agosto, um novo serviço de saúde, a PICS - Práticas Integrativas e Complementares em Saúde. Com isso, a partir de agora, o município passa a oferecer aos cidadãos, via Sistema Único de Saúde (SUS), também acupuntura, auriculoterapia, ventosaterapia e aromaterapia.

A sala, adaptada para estas práticas, está localizada junto ao Centro de Fisioterapia Municipal, que fica na Avenida Paulo Broilo, número 526, sala 10, no Centro. Para usufruto das mesmas, será necessário indicação médica, através de consulta realizada diretamente em uma das unidades básicas de saúde de Farroupilha.

O objetivo da implantação destas práticas é oferecer opções de tratamento alternativo para pessoas portadoras de dores crônicas, especialmente para aquelas que já realizaram outros procedimentos sem sucesso na melhora do quadro de dor. Sendo assim, através destas terapias alternativas, os profissionais poderão executar uma escuta mais acolhedora e buscar novos caminhos para promover a melhoria na qualidade de vida. Em breve, outras terapias alternativas serão lançadas, ampliando as opções aos pacientes.

Como funcionam os serviços:
Acupuntura: A acupuntura é uma terapia feita com agulhas inseridas em pontos específicos do corpo. A prática auxilia o tratamento de diversos tipos de doenças, como distúrbios digestivos, respiratórios ou neurológicos.
Auriculoterapia: A auriculoterapia é uma técnica derivada da acupuntura, que faz pressão em pontos específicos da orelha para tratar e diagnosticar diversos problemas físicos, mentais e até emocionais.
Ventosaterapia: A ventosaterapia é um tipo de tratamento natural no qual são usadas ventosas para melhorar a circulação sanguínea em um local do corpo. Para isso, as ventosas criam um efeito de vácuo, que suga a pele, resultando em um aumento do diâmetro dos vasos sanguíneo no exato local. Como resultado, existe uma maior oxigenação destes tecidos, permitindo a liberação de toxinas do sangue e do músculo com mais facilidade.
Aromaterapia: Técnica natural que utiliza o aroma e as partículas liberadas por diferentes óleos essenciais para estimular diferentes partes do cérebro, ajudando a aliviar sintomas de ansiedade, insônia, depressão, asma ou resfriado, bem como fortalecer as defesas do corpo.

Data de publicação: 12/08/2022