Número de vagas diários e horário de atendimento também serão expandidos

A Prefeitura de Farroupilha através da Secretaria de Habitação e Assistência Social informa que os agendamentos e atendimentos para a confecção da Carteira de Identidade terão mudanças em Farroupilha a partir do dia 08 de março. Os mesmos, que hoje são feitos através do site do Instituto Geral de Perícias (IGP) passarão a ser feitos via telefone, diretamente com a secretaria, facilitando assim o acesso para a população.

A partir desta data, os agendamentos serão realizados exclusivamente através do telefone (54) 99636-6562, somente através de ligações, entre 09h e 11h.

Além disso, haverá um aumento nas vagas oferecidas diariamente, passando das atuais 20 vagas, para 26 atendimentos diários no espaço, que vai funcionar entre às 7h30min e às 16h, no Anexo II da Prefeitura.

Para quem acessa o site do IGP, a última data disponível é a sexta-feira, 08 de março, após somente serão realizados agendamentos no novo formato, sendo que a cada dia, serão abertos agendamentos para dois dias. Por exemplo: no dia 08 de março estarão disponíveis horários para o dia 11 e 12. Já na segunda-feira, dia 11 de março, serão disponibilizados horários para ao dias 13 e 14, e assim sucessivamente.

No momento do agendamento é necessário apresentar nome completo, CPF, data de nascimento e se a pessoa possuí alguma deficiência.

Para solicitar o documento, é necessário apresentar a certidão original, conforme o estado civil do solicitante, que deve estar atualizada incluindo as informações mais recentes no documento original. O modelo de certidão tem que ter o número de matrícula completo, para emitir a versão atualizada da sua certidão é bem simples e pode ser solicitada no cartório de registro civil ou feito online no site da Central das Certidões.

O documento deve estar em bom estado de conservação, sem rasuras, rasgos ou anotações, não podendo estar plastificada ou sofrido qualquer tipo de alteração. Além disso, é indispensável apresentar o número do CPF.

O prazo para a chegada do documento é de 30 dias úteis, e a retirada é preferencialmente feita pelo próprio requerente. Contudo, no protocolo recebido durante a solicitação, é possível autorizar um terceiro a retirar o documento, bastando que esse terceiro apresente seu próprio documento de identificação. Para menores de 16 anos, os pais estão autorizados a retirar oficialmente o documento, mediante assinatura da autorização protocolar.

As primeiras vias do documento e solicitações para maiores de 65 anos não têm custo.

Data de publicação: 01/03/2024

Créditos: Cristiano Lemos