Ação ocorreu ao longo de todo o sábado

A Prefeitura de Farroupilha, através da Secretaria de Saúde e da Associação Pró Saúde, participou neste sábado, 13 de abril, da mobilização nacional da vacinação contra a gripe. O Dia D ocorreu nas Unidades Básicas de Saúde e também no interior da cidade, com equipes passando nas comunidades para aplicar as doses nos grupos prioritários.

Conforme dados da pasta, ao longo do Dia D foram aplicadas 1.181 doses na população durante o dia. Os postos estiveram abertos entre às 08 e às 17h. Já as equipes do interior, divididas em cinco no total, passaram por diversas comunidades aplicando as doses.

Vale ressaltar que neste primeiro momento as doses foram aplicadas apenas nos grupos prioritários, definidos pelo Ministério da Saúde. São eles, crianças de 6 meses a menores de 6 anos; gestantes; puérperas; idosos; trabalhadores de saúde; pessoas com comorbidades; indígenas; caminhoneiros; pessoas com deficiência permanente; trabalhadores da educação; adolescentes em medidas socioeducativas; população privada de liberdade; funcionários do sistema de privação de liberdade; pessoas em situação de rua; forças de segurança e salvamento; forças armadas; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo percurso e trabalhadores portuários.

O Secretário da Saúde Thiago Brambilla comentou sobre os números do Dia D na cidade.

“Em termos gerais, estamos contentes com estes números. É importante dizer que o Dia D ocorreu em paralelo com o nosso programa Sábado do Trabalhador, o que ajuda a movimentar os nossos postos de saúde com aquelas pessoas que não conseguem buscar o atendimento ao longo da semana. Acredito que essa união das frentes de trabalhos nas UBS´s e as nossas equipes no interior foram fundamentais para que atingíssemos este número de doses aplicadas.”, disse.

A vacina segue disponível em todas as unidades de saúde de segunda a sexta-feira das 07h45min às 11h15min e das 13h ás 16h45min. A expectativa é que nos próximos dias o Ministério da Saúde amplie os grupos que poderão receber as doses.

Data de publicação: 15/04/2024

Créditos: Cristiano Lemos

Créditos das Fotos: Schaiane Sacramento

Compartilhe!