Profissionais auxiliam no combate de disseminação de doenças

A Prefeitura de Farroupilha através da Secretaria de Saúde informa a comunidade sobre a importância de receber os agentes de endemias durante as visitas domiciliares realizadas no município.

Estes profissionais desempenham um papel fundamental na prevenção e controle de doenças transmitidas por vetores, tais como mosquitos, carrapatos, escorpiões, ratos e morcegos. Esses vetores podem causar Dengue, Zika e Chikungunya, febre amarela, malária, febre maculosa, leptospirose e raiva. Essas enfermidades, denominadas endemias, são frequentes em diversas regiões do Brasil e podem ocasionar sérios problemas de saúde.

O trabalho dos agentes de endemias é essencial para evitar a proliferação de vetores e, consequentemente, a disseminação de doenças. Suas principais atividades incluem orientar a população sobre medidas preventivas, inspecionar imóveis para identificar criadouros do mosquito da dengue, aplicar inseticidas e outros produtos para eliminar vetores, e realizar ações educativas para conscientizar a comunidade sobre a importância da prevenção de endemias.

Destacamos a importância da colaboração da comunidade, permitindo o acesso dos agentes às residências e terrenos, além de tomar precauções, como prender animais que possam representar riscos durante as visitas. É fundamental que a população siga as orientações dos agentes, como manter casas e terrenos limpos, eliminar possíveis criadouros de vetores, como água parada, lixo e entulho, e utilizar repelentes e roupas adequadas para se proteger de picadas.

Dúvidas e informações podem ser obtidas através do telefone da Secretaria de Saúde: (54) 3261-1094 e (54)99629-9282.

Data de publicação: 26/02/2024

Créditos: Schaiane Sacramento

Créditos das Fotos: Arte/Jonatas Cristofoli

Compartilhe!