Sistema é totalmente gerido pelo Governo do Estado

A Prefeitura de Farroupilha, através das Secretarias de Gestão e Governo e de Habitação e Assistência Social, encaminhou nesta semana um ofício ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul solicitando uma flexibilização no agendamento e atendimento para a confecção da Carteira de Identidade na cidade.

Hoje, todo o sistema é gerido pela Secretaria Estadual de Segurança Pública, pelo Instituto Geral de Perícias (IGP), o que acaba afastando da municipalidade um meio de mediar agendamentos e atendimentos. Essa gerência inclui os equipamentos (computadores e máquinas fotográficas), os sistemas e a metodologia. O município apenas cede o espaço e servidores.

Quem necessita realizar o seu agendamento para confecção do RG precisa acessar o site do IGP (www.ipg.rs.gov.br) e acessar a aba correspondente. Porém, a comunidade tem relatado dificuldades em conseguir o agedamento devido a alta demanda versus a baixa oferta de vagas em cada cidade.

Atualmente, Farroupilha tem a sua disposição 20 vagas diárias para a confecção, que são preenchidas em poucos minutos, gerando assim uma fila de espera para o dia seguinte, e assim como nos próximos dias, criando um efeito cascata. Também é importante salientar que as vagas não são de uso exclusivo de moradores de Farroupilha, podendo estas atender a outras cidades da região também.

Visando a melhora e a agilidade neste atendimento, o Poder Público aguarda para os próximos dias uma resposta do pedido de flexibilização. Paralelo a isso, a Prefeitura mantém conversas com os responsáveis para buscar outras alternativas viáveis.

Data de publicação: 23/02/2024

Créditos: Cristiano Lemos