Em maio de 2023 foram instaladas 186 equipamentos pela cidade

A Prefeitura de Farroupilha, através da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente, informa que um levantamento aponta que ao menos 30 lixeiras foram depredadas no centro da cidade menos de um ano após a sua instalação.

Em maio de 2023 foram instaladas 186 novas lixeiras de mão, do tipo papeleira, no chamado quadrilátero central da cidade, sendo duas em cada face de quadra. Ao longo deste período, 16% delas foram quebradas, arrancadas ou sofreram algum outro tipo de avaria devido ao vandalismo. O primeiro caso, inclusive, foi registrado um dia após terem sido finalizadas as instalações, no calçadão da Júlio de Castilhos.

Conforme o Secretário Nestor Zanonato Filho, o vandalismo nas lixeiras é um problema recorrente e que causa prejuízos para todos.

“As lixeiras têm como principal função o óbvio de manter a nossa cidade limpa e organizada. Iniciamos este programa pelo centro da cidade por ser o local de maior movimentação de pedestres. Infelizmente temos que lidar com essas situações que causam prejuízo financeiro, uma que vez que temos que realizar a manutenção da lixeira e também ao meio ambiente, com um local adequado a menos para o depósito dos resíduos.”, disse.

Atualmente, as lixeiras quebradas são recolhidas pela Ecofar que faz os encaminhamentos para o conserto.

A Prefeitura informa que qualquer denúncia referente a vandalismo a qualquer bem público, pode ser feito através da Ouvidoria Municipal pelo telefone (54) 2131-5323 ou (54) 9 8404-5537.

Data de publicação: 23/02/2024

Créditos: Schaiane Sacramento