A Prefeitura de Farroupilha entregou neste sábado, 02, durante cerimônia oficial, mais uma obra reivindicada há anos pela comunidade: a revitalização do Parque da Imigração Italiana, em Nova Milano – 4º distrito de Farroupilha. Ele foi oficialmente inaugurado em 1975 quando se deu o Centenário da Imigração e agora, recebeu importantes melhorias.

“Quero agradecer o empenho de todos que trabalharam para a revitalização do espaço, que há muito precisava. Convido a todos a preservarem e usufruírem desse espaço que nos está sendo entregue”, comemorou Bianca Rombaldi, presidente da Associação dos Moradores de Nova Milano.

Foram realizadas no local a manutenção do monumento da Imigração, recomposição da réplica do Leão Alado de São Marcos e outros elementos danificados, cercamento do açude, pavimentação com  acessibilidade com rampas e piso tátil em todo o percurso, criação de playground para as crianças com pista de bicicleta, recolocação dos  mastros para as bandeiras de 25 municípios considerados pioneiros da colonização italiana no Estado, placas, iluminação, bancos de concreto e lixeiras. Além disso, a Gôndola que estava na praça voltou ao Parque, sob redoma de vidro, em um espelho d’água.

O projeto foi conduzido pela Secretaria Municipal do Planejamento. O ex-secretário Deivid Argenta, agradeceu especialmente a equipe da pasta, que para ele, não mediu esforços para poder entregar mais essa obra para a comunidade. “Estamos desde 2014 planejando esse local e alguns eram descrentes, afinal, muitos já tinham prometido, mas não cumprido. Juntamente com todas essas pessoas, nós abraçamos a causa e vimos que era possível. Uma obra começa muito antes da entrega. É pensando, executando e trabalhando que se faz. Estou feliz e emocionado por viver isso. Pra mim, estamos devolvendo a dignidade à comunidade, que merece”, destacou.

“Foi uma semana difícil, onde pensávamos se íamos conseguir entregar tudo. Mas foi ali que percebemos a importância de um líder, que incentiva que anima, que motiva. Essa pessoa é o nosso prefeito Claiton. Então, em nome de todos que fizeram esse sonho se tornar realidade, agradeço pela oportunidade de acompanhar esse projeto, que fica para a comunidade. Vamos aproveitá-lo da melhor forma possível”, ressaltou o ex-secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Fabiano Piccoli.

Presente no ato, o Cônsul Geral da Itália no Brasil, Nicola Occhipinti, falou sobre a importância de aproximas as pessoas das suas raízes culturais. “Agradeço pela oportunidade de assistir a esse ato de revitalização, uma grande obra construída com trabalho coeso, de equipe, que vai permitir que muitas famílias passem seu tempo com a natureza e também com a sua identidade cultural”, disse.

“Quero fazer uma referência especial a Nova Milano, onde nos fizemos discussões sobre a obra e também sobre a Praça que está sendo reformada, e tivemos a provação dos que aqui residem. Essa comunidade já estava carente e esse local é tão precioso, que vai passar a ter uma zeladoria e um cuidado especial noturno, anunciou o Prefeito Claiton Gonçalves. Ele ainda falou sobre a experiência de comandar o Executivo e ter a oportunidade de presenciar momentos de tanta alegria.

Na oportunidade foram entregues placas alusivas às comemorações dos 140 anos da Imigração Italiana no RS aos municípios de Carlos Barbosa, Bento Gonçalves, Flores da Cunha e Serafina Correa. Os descendentes das primeiras três famílias – Radaelli, Sperafico e Crippa – a chegarem no atual distrito de Farroupilha, descerraram novas placas réplicas dos passaportes dos imigrantes.

Foram investidos R$ 600 mil, através do Programa de apoio a projetos de infraestrutura turística do Ministério do Turismo, por emenda parlamentar do então Deputado Federal Assis Melo e contrapartida do município.

Texto: Renata Parisotto

Fotos: Edmilson de Arruda