Falta de insumos e lotação de leitos preocupam

O Prefeito de Farroupilha, Fabiano Feltrin, emitiu um comunicado onde aponta a sua preocupação e faz um apelo as autoridades com relação aos atendimentos na área da Saúde no enfrentamento às fortes chuvas e enchentes que atingiram todo o Rio Grande do Sul.

Feltrin faz um alerta de que será necessário ações próativas e preventivas por parte das autoridades principalmente na logística de insumos para que se possa dar continuidade aos atendimentos nas unidades hospitalares. Para ele, até mesmo uma parceria com o setor privado não deve ser descartada para o transporte destes materiais.

Ele pede uma atenção especial para a demanda sanitária que poderá ocorrer.

“Sabemos que as equipes estão voltadas para o resgate e salvamento da população que ainda segue em partes alagadas e isoladas. Mas precisamos pensar em outra equipe para a prevenção para os próximos dias. Dada a situação de hospitais já lotados, logicamente com as doenças que virão por conta desses alagamentos, essa questão sanitária, virá uma demanda que não teremos como atender nos hospitais que já estão lotados.”.

A criação de Hospitais de Campanha ou de novos leitos pode ser uma alternativa, porém, segundo o Prefeito, haverá uma necessidade de repasse de recursos por parte do Governo Estadual e da União.

Vale ressaltar que em Farroupilha, o Hospital Beneficente São Carlos é referência para 34 municípios da Serra Gaúcha e já se encontra em uma situação delicada.

Data de publicação: 06/05/2024

Créditos: Cristiano Lemos