Prefeito Claiton Gonçalves e o Secretário de Obras e Trânsito, Pedro Pedrozo foram recebidos na manhã desta terça-feira, 17, em Porto Alegre, pelo Chefe de Gabinete da Secretaria dos Transportes e Mobilidade, Glademir Aroldi e pelo Diretor de Operações Rodoviárias do DAER, Rogério Uberti. O objetivo foi cobrar um posicionamento estadual para a instalação de quebra-molas na RSC-453, de onde foram retiradas lombadas eletrônicas, uma delas em frente à Escola Estadual Carlos Fetter.

Conforme o Prefeito Claiton Gonçalves, na ocasião o DAER ofereceu apenas a opção de tachões para estreitamento da pista enquanto aguarda-se a implantação de novas lombadas. Porém, essa alternativa foi descartada pela comunidade durante reunião com poder público na última sexta-feira, 13, por não ser efetiva na segurança dos que utilizam a travessia urbana diariamente.

O poder público analisa a situação e deve entrar em breve com medida judicial, buscando a autorização legal para a colocação de quebra-molas nos seguintes pontos: RSC -453, no acesso ao Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, onde está localizada a Escola Estadual Carlos Fetter; acesso ao Bairro Nova Vicenza (Trevo Santa Rita) e acesso à cidade, no Viaduto próximo ao centro administrativo das Lojas Colombo; ERS -122 , a partir do quilômetro 59, nas proximidades da Rodoviária de Farroupilha.

Na oportunidade, a Prefeitura de Farroupilha também destacou a importância da aprovação do projeto que permitirá alterações viárias com semaforização, na RST-453 e ERS-122, em frente as empresas Trombini, Soprano e Tramontina. Desde 2014, o município aguarda a decisão do DAER para firmar convênio e iniciar as obras em parceria com empresários locais. Também cobraram a autorização para o início de obras da pista de Caminhada, em Caravaggio, no trecho da rodovia que pertence ao Estado.

Texto: Renata Parisotto

Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social