Fotos: Claudia Chiele/Assessoria de Comunicação A Prefeitura de Farroupilha recebeu na tarde desta quarta-feira, 25, no Palácio Piratini em Porto Alegre, a carta de habilitação referente ao repasse de recursos por meio da Lei de Incentivo à Cultura (...

Fotos: Claudia Chiele/Assessoria de Comunicação

A Prefeitura de Farroupilha recebeu na tarde desta quarta-feira, 25, no Palácio Piratini em Porto Alegre, a carta de habilitação referente ao repasse de recursos por meio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) para restauração da Capela São José.

Construída no final do século XIX, a Capela São está localizada no 1º distrito do município e é conhecida por ser a primeira edificada pelos imigrantes italianos no Estado do Rio Grande do Sul, em 1886. É patrimônio protegido pelo Decreto Municipal nº 4.431, de maio de 2007.

O projeto prevê investimento de cerca de R$ 482 mil, que estão sendo captados pela Coordenadoria Municipal de Cultura em empresas no município. Com a entrega da carta de habilitação, o Governo do Estado então repassa as primeiras parcelas dos recursos do crédito do ICMS através da LIC, no valor de R$ 125 mil. O documento também autoriza a prorrogação do prazo de captação de recursos, via LIC, para fevereiro de 2016.

O Projeto visa adequar o patrimônio aos tempos atuais, para manter viva sua missão de acolher pessoas, ser um espaço de lazer, integrar a comunidade e compartilhar cultura e conhecimento.  A requalificação, além de ter significativa importância para a história da região, para a preservação da cultura e da tradição religiosa e espiritual dos descendentes de imigrantes e para a manutenção de suas portas abertas à comunidade, deve contribuir para fortalecer a rota turística na qual se localiza.

Esse é um projeto antigo que, devido a erro de origem, levou um certo tempo a ser corrigido. Agora o responsável técnico é o arquiteto Pablo Uez, que também participou do processo de restauração da Igreja Matriz.

Participaram da audiência com o governador José Ivo Sartori e Secretário estadual da Cultura Victor Hugo, o prefeito Claiton Gonçalves, o Chefe de Gabinete Jorge Fantinel, o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo Fabiano Picolli, o Coordenador de Cultura Jefferson Paim e a Diretora de Cultura Denise Paula Colombo.

Texto:   Claudia Chiele

Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social