A administração municipal encaminhará nesta quarta-feira, 25, à Câmara de Vereadores oProjeto de Lei que propõe a isenção de 50% do ICMS gerado em nos primeiros dez anos de instalação da Central das Cooperativas da Serra Gaúcha (CENECOOP) em Farroupilha. O anúncio oficial foi realizado nesta terça-feira, 24, no Salão Nobre da Prefeitura, com a presença de agricultores, servidores públicos, presidentes das empresas envolvidas e autoridades.

Constituída pelas Cooperativas Vinícolas São João, Garibaldi, Agroindustrial Pradense e Nova Aliança, a concentradora de sucos integrais já deve estar em funcionamento em São Marcos – 2º distrito, na safra da uva 2015/2016. Conforme o presidente da Central, Osvaldo Raimundo Conte, dentro dos próximos cinco anos a intenção é industrializar até 30 milhões de quilos de uva e consequentemente incentivar a permanência do homem no campo. “Se cada família mantiver um filho em cada propriedade, temos quatro mil empregos gerados nessa região”.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Fabiano Piccoli, ressaltou a importância do empreendimento, já que o setor primário representa 11,4% da economia farroupilhense, sendo a cadeia da uva e do vinho responsável por 4,81%. Fernando Silvestrin, Secretário de Agricultura enfatizou que a instalação da Cenecoop, através do incentivo proporcionado pelo município, será uma alavanca para melhorar questão de preços e a própria produção da cadeia vitivinícola.

“Trabalhando em parceria e fazendo uma concessão de retorno estamos fazendo um investimento no futuro. Poderemos chegar a uma condição boa para mais de quatro mil famílias. Por isso, quero cumprimentar pelo espírito empreendedor, por lutarem por uma ideia”, salientou o Prefeito Claiton Gonçalves.

Farroupilha é o terceiro maior produtor vitivinícola do país e o maior produtor nacional de uvas moscatéis, utilizadas para elaboração de vinhos tranquilos e de espumantes finos. Também ocupa a segunda posição no Estado na produção de uvas Vitis Vinífera – para vinhos finos.

Texto: Renata Parisotto

Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social