A Prefeitura de Farroupilha registrou nas últimas semanas diversas reclamações de moradores em relação ao comportamento de alguns indígenas acampados em um terreno particular, no bairro Pio X. Conforme a Secretaria de Assistência Social e Cidadania, a comunidade relata que alguns integrantes do acampamento estariam utilizando crianças para pedir esmolas, especialmente na Estação Rodoviária, que fica nas proximidades.

O poder público esclarece que já foram desenvolvidas todas as ações possíveis, no que diz respeito a coibir a prática e orientar os pais, através do acionamento do Conselho Tutelar, além de auxiliar com alimentos e vestuário e comunicar a situação a Fundação Nacional do Índio (Funai). No entanto, a permanência ou não, dos índios no local depende exclusivamente da empresa proprietária do terreno.

Enfatiza ainda que é de vital importância que os moradores não deem esmolas. Pessoas que precisem de auxílio social podem procurar os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS I E II) localizados respectivamente nas ruas Antônio Benvenutti, 67, no Bairro Industrial e Júlio de Castilhos, 1190, Centro. Os telefones para contato são 54.3628.6969 e 54.3268.1633.

Texto: Renata Parisotto

Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social