Foto: Renata Parisotto/Assessoria de Imprensa e Comunicação Social  Farroupilha entregará o Prêmio Ação Sustentável 2014 na próxima quarta-feira, 19. A inciativa reconhece atividades voltadas à preservação ambiental no município.

Foto: Renata Parisotto/Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

Farroupilha entregará o Prêmio Ação Sustentável 2014 na próxima quarta-feira, 19. A inciativa reconhece atividades voltadas à preservação ambiental no município. Entre os diversos inscritos, empresas, instituições, escola e sociedade civil organizada serão premiadas em cinco categorias, sendo uma delas o melhor roteiro de vídeo ambiental, na modalidade documentário.

As inscrições aconteceram de 05 de junho a 10 de outubro de 2014. A comissão julgadora foi composta por representantes do COMAM, AFAPAM, UCS-ISAN, Secretarias de Planejamento, de Educação, de Agricultura e CICS.

O evento acontece às 19h, no Salão Nobre da Prefeitura. Na oportunidade, o Prefeito Claiton Gonçalves e o Secretário Municipal do Meio Ambiente, Márcio Güilden farão a entrega de troféus e selos.

CATEGORIAS:

Empresa Sustentável (Indústria e Comércio)

Premia a empresa pública ou privada que investiu na melhoria de seus sistemas de gestão e controle ambiental tornando seu produto menos impactante ao meio ambiente. A implementação de um Sistema de Gestão Ambiental – SGA, e a efetivação de ações corporativas voltadas à preservação do meio ambiente.

– A implementação de campanhas institucionais da empresa/ entidade com destaque para a preservação da natureza;

– Comprovar a conscientização ecológica de dirigentes e colaboradores;

– Forma correta de tratamento de efeitos poluidores no fim do processo industrial;

– Racionalização do consumo de papel, energia elétrica e água;

– Redução da poluição;

– Redução dos impactos ambientais causados pelos efluentes líquidos e sólidos;

– Conservação de áreas verdes e seus recursos naturais;

– Outras ações relacionadas.

Categoria Escola

Premia a escola ou instituição de ensino que tenham ações desenvolvidas com participação da comunidade local, tais como:

* Campanha de coleta seletiva;

* Plantio de árvores;

* Oficinas;

* Compostagem;

* Cultivo de Flores – Horta

* Racionalização do consumo de papel, energia elétrica e água;

* Outras ações relacionadas.

Categoria Turismo, Hotelaria e Gastronomia

Premia iniciativas que tenham desenvolvido ações concretas e replicáveis com resultados positivos para a melhoria da qualidade de vida e gestão ambiental e local.

* Separação dos resíduos recicláveis e sua destinação correta;

* Educação ambiental dos funcionários;

• Racionalização do consumo de papel, energia elétrica e água;

Categoria Agropecuária

Premia agricultores/ pecuaristas que tenham desenvolvido em seu processo ações que aumentem a produção e minimizem o impacto ambiental.

* Manutenção das áreas de preservação permanente (margens de arroio, áreas de declive acima de 45°)

* Manutenção da reserva florestal.

* Compostagem de dejetos animais

* Uso reduzido de agrotóxicos e adubação orgânica;

* Outras ações relacionadas.

Categoria Roteiro de Vídeo Ambiental

Premia o melhor roteiro de vídeo ambiental, com máximo 30 minutos de duração, na modalidade documentário. Utilizar a arte do Vídeo para estimular e divulgar boas práticas em gestão ambiental em Farroupilha. A ideia é recompensar os melhores roteiros de documentários inscritos que abordem a conservação da fauna e da flora de Farroupilha. Acredita-se que o real valor desta iniciativa está na capacidade de replicar o vídeo premiado, fazendo com que ele se torne um multiplicador ambiental. Assim, a temática ecológica será levada para escolas, universidades e comunidades carentes. É mais um instrumento a serviço da Educação Ambiental do nosso Município.

Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social/Renata Parisotto

imprensa@farroupilha.rs.gov.br