Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada no mês de novembro dirigida a sociedade e aos homens sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas. Em Farroupilha, as atividades estão concentradas na UBS São José onde é oferecido o programa Saúde do Homem.

As atividades da Saúde do Homem na UBS São José são:

Eixos Prioritários:

• Paternidade Participativa (casais grávidos, pais para vacinar filhos, etc);
  • Saúde do Trabalhador (para homens que trabalham em horário comercial);

Ações Piloto:

• Estratégia Saúde da Família (ESF) São José com ampliação para o 3º turno, nas quintas-feiras, quinzenalmente, das 17h30 às 19h30. Em novembro esses atendimentos ocorrem nos dias 13 e 27;
  • Atividades exclusivas para homens de 20 a 59 anos que residem na área de abrangência da ESF São José;
  • Marcação da consulta pela recepção;
  • Atendimento médico;
  • Atendimento de odontológico;
  • Imunizações (vacinas);
  • Grupo para casais grávidos (mensal);
  • Grupo aberto Roda Terapêutica (mensal);
  • Agrega a participação do pai na consulta de pré-natal;
  • Ações com profissionais do NASF (caminhada/atividade física), intercalando os profissionais fisioterapeutas e educador físico (quinzenal);
  • Reeducação postural e alimentar;

Dia do Caminhoneiro

No dia 6 de novembro foi realizado o “Dia do Caminhoneiro”, um evento de relacionamento itinerante que viaja pela estradas do Brasil, promovido pela Mobil Delvac em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde. Em Farroupilha a ação foi promovida na Abastecedora Cavalleri, onde foram oferecidas vacinas, orientações nutricionais, a atividades físicas e exercícios, distribuição de preservativos masculinos e folders educativos sobre os serviços da Secretaria Municipal da Saúde e orientações e distribuição de material educativo para controle da dengue.

Texto:   Claudia Chiele

Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social