A 29ª Feira do Livro encerrou no domingo, 09, e contabilizou um público de 11 mil visitantes nos sete dias do evento. Os oito livreiros encerraram a feira com um balanço positivo de vendas, em comparação com outras feiras de rua, levando em consideração que neste ano a feira teve seu período reduzido. Se comparado com a feira do ano passado, realizada no Clube do Comércio, as vendas foram bem superiores. Durante a semana o público predominante foi de alunos. Já na sexta, sábado e domingo, o público diversificado garantiu o sucesso de vendas nos mais variados gêneros de leitura.

A realização da Feira do Livro na Praça da Emancipação agradou tanto os livreiros quanto o público em geral. Com isso, o prefeito Claiton Gonçalves assinou um decreto estabelecendo a Praça da Emancipação como o local de realização para as próximas feiras.

A Patrona deste foi Cleodes Maria Piazza Júlio Ribeiro, mestre em Teoria da Literatura e doutora em Educação. Em diversas ocasiões ela agradeceu o convite para ocupar o posto e ressaltou a importância da leitura. “A leitura liberta. É importante para a nação que todas as pessoas saibam ler para que elas tenham sua própria liberdade”.

O homenageado deste ano foi o Padre, escritor e poeta Oscar Bertholdo ( In Memoriam ), que foi representado pelo irmão Ulisses Bertholdo.

Neste ano, além das oito livrarias participantes, a feira contou com uma vasta programação, com sessões de autógrafos, mostras, Café Literário, Feira de Artesanato, entre outros. A realização foi da Prefeitura Municipal de Farroupilha, através da Secretaria Municipal de Educação.

Ao termino da 29ª Feira do Livro, a Secretária Municipal de Educação Elaine Giuliatto agradeceu a todos os envolvidos. “Agradeço a todos os que participaram desta feira do livro. Obrigada a todos os envolvidos na organização, livreiros, escolas, Sesi, artistas, autores, shapes do Pedro, Johnny Lantejoula, Associação Faz Bem, Biblioteca Pública Olavo Bilac, artesãos e a comunidade em geral que nos prestigiou. Agradeço também a Patrona Cleodes, a família do homenageado Oscar Bertholdo, ao prefeito Claiton e todos os secretários municipais.”

Assim como aconteceu em outras edições, o pagamento da locação dos espaços pelas livrarias é feito através da doação de livros para a Biblioteca Pública Olavo Bilac.

Texto:   Claudia Chiele

Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social