Foto: Adriano Nichetti/ Projeto Capela São José O projeto de restauro, revitalização e requalificação da Capela São José, aprovado pela Lei de incentivo à Cultura (LIC) do Estado do Rio Grande do Sul, já está em fase de captação de recursos.

Foto: Adriano Nichetti/ Projeto Capela São José

O projeto de restauro, revitalização e requalificação da Capela São José, aprovado pela Lei de incentivo à Cultura (LIC) do Estado do Rio Grande do Sul, já está em fase de captação de recursos. Empresas interessadas em colaborar com a iniciativa devem entrar em contato com a Coordenadoria Municipal de Cultura, pelo telefone 54.3261.6995.

A LIC é um mecanismo de fomento indireto que oferece benefício fiscal para empresas que patrocinem projetos culturais aprovados. Conforme o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Fabiano Picoli, 15% do valor necessário para o projeto já foi arrecadado. Porém, para o início da obra é preciso chegar aos 20%.

O Projeto visa adequar o patrimônio aos tempos atuais, para manter viva sua missão de acolher pessoas, ser um espaço de lazer, integrar a comunidade e compartilhar cultura e conhecimento.  A requalificação, além de ter significativa importância para a história da região, para a preservação da cultura e da tradição religiosa e espiritual dos descendentes de imigrantes e para a manutenção de suas portas abertas à comunidade, deve contribuir para fortalecer a rota turística na qual se localiza.

A Capela São José foi construída no final do século XIX, está localizado no 1º distrito do município e é conhecida por ser a primeira edificada pelos imigrantes italianos no Estado do Rio Grande do Sul. É patrimônio protegido pelo Decreto Municipal nº 4.431, de maio de 2007.

Texto: Projeto Capela São José – Restauro, Revitalização e Requalificação

Edição: Renata Parisotto/Assessoria de Imprensa e Comunicação Social