Foto: Internet A Inseminação cresce no Brasil e movimenta milhões de reais, porém, apesar de ser uma das técnicas mais aprimoradas e com um retorno estimado alto, ainda assim é pouco utilizada aqui no Brasil se comparado a outros países.

Foto: Internet

A Inseminação cresce no Brasil e movimenta milhões de reais, porém, apesar de ser uma das técnicas mais aprimoradas e com um retorno estimado alto, ainda assim é pouco utilizada aqui no Brasil se comparado a outros países. Além de padronizar características do rebanho, a inseminação permite uma expansão muito maior do plantel.

Para auxiliar os criadores, a Secretaria Municipal de Agricultura disponibiliza o serviço de inseminação artificial. E para dar ainda mais agilidade no atendimento, inclusive aos finais de semana, esse serviço passa a ser terceirizado. Através de chamada publica (licitação) foi contratado o inseminador Valdecir Kolcenty. Ele fará o atendimento a partir de novembro. Os valores permanecem os mesmos. Para agendar o atendimento, o contato deve ser feito diretamente com Valdecir através dos telefones 9972-5154 ou 3260-3033.

O uso da inseminação artificial é uma ferramenta essencial para o melhoramento genético e aumento da eficiência produtiva dos rebanhos. De todas as biotécnicas existentes que são aplicadas à reprodução animal, a inseminação artificial é a mais antiga e também, a mais eficiente. Inicialmente, o objetivo era a erradicação de doenças infecciosas transmitidas pelo touro durante a monta natural, difundindo-se em seguida, como um instrumento eficaz e econômico para o melhoramento genético dos rebanhos. As vacas que apresentam cio pela manhã, devem ser inseminadas à tarde. Vacas que apresentam cio a tarde, devem ser inseminadas na manhã seguinte. Recomenda-se intervalo de 12 horas em média.

Texto:   Claudia Chiele

Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social