Fotos: Claudia Chiele/Assessoria de Comunicação A Prefeitura Municipal de Farroupilha, através do Gabinete do Prefeito, realizou na noite de terça-feira, 28, a entrega do título Ética Profissional Médico Dr.

Fotos: Claudia Chiele/Assessoria de Comunicação

A Prefeitura Municipal de Farroupilha, através do Gabinete do Prefeito, realizou na noite de terça-feira, 28, a entrega do título Ética Profissional Médico Dr. Jayme Romeu Rossler, que tem como finalidade valorizar profissionais da área médica, atuantes no município, que se dedicam a melhoria da qualidade de vida dos farroupilhenses. O título também é uma homenagem ao Dr. Jayme Romeu Rossler, primeiro prefeito médico de Farroupilha.

Outubro destaca-se pelas inúmeras datas comemorativas relacionadas à saúde. Para isso, Farroupilha oficializou uma programação especial, que contou com caminhadas, painéis, palestras, mostras e outras ações voltadas à prevenção de doenças e promoção do bem-estar da comunidade. Neste calendário também está o Título Ética Profissional Médico Dr. Jayme Romeu Rossler.

Os homenageados foram os Doutores Edson Luiz Doncatto, Francisco José Letti, João Carlos Rossler e José Ribamar Pereira.

Na ocasião, o prefeito Claiton Gonçalves explicou o objetivo dessa homenagem e ressaltou a importância do Dr. Jayme Rossler na sua vida pessoal e profissional.  “Este prêmio, que na verdade é um reconhecimento, nasce a partir de uma oportunidade que me foi dada ao chegar em Farroupilha. O falecido Dr. Jayme Rossler, com o qual eu convivi por cerca de uma década, disse que o hospital Cibelli era a minha casa. Eu tinha um opala verde, coloquei minhas coisas dentro e me mudei para o quarto 122, onde vivi por algum tempo, trabalhando de madrugada, quando outros médicos descansavam. Eu aprendi muita coisa com o Dr. Jayme. Ele ofereceu a sua casa para que eu dormisse aqui, ele ofereceu as condições que eu precisava para começar o meu trabalho. Então tenho um reconhecimento eterno ao Dr. Jayme  por conta disso. Ele foi um pai para mim quando cheguei aqui. Dr. Jayme tinha muitas lições de vida, trabalhou em épocas muito difíceis, mas ele foi um grande homem por conta da tecnologia e inovação que na época era possível. Ele trouxe ciência para a cidade e foi o primeiro prefeito médico. Me orgulho disso, que no governo dele veio a água tratada para Farroupilha. E agora eu tenho procurado ser um bom aluno e tenho trabalhado o tratamento do esgoto. A cada real investido em esgoto, poupamos quatro reais em saúde. Eu tenho procurado dar continuidade a esse trabalho que ele me ensinou”.

Claiton ressaltou ainda sua admiração pelos quatro homenageados. “Quanto aos quatro colegas, eles que abriram as portas para que eu pudesse trabalhar na cidade. São médicos que estiveram comigo em momentos muitos difíceis da medicina. Eles deixaram aqui a melhor parte de suas vidas. Nenhum deles nasceu em Farroupilha, mas os quatro vieram pra cá e emprestaram ao município tudo o que tinha de bom. Muito bem quistos pela comunidade, são valorosos homens e exemplo de ética profissional em Farroupilha”.

A Secretária Municipal de Saúde, Maria da Gloria Menegotto, citou o apóstolo São Lucas Evangelista, conhecido por seus cuidados aos enfermos. “Quero me reportar a Igreja que consagrou o dia 18 de outubro a São Lucas Evangelista, que, segundo escritos, era conhecido como o ‘amado médico’ pela sua dedicação e cuidado aos enfermos. Ele queria transmitir às pessoas o verdadeiro significado do amor ao próximo, da solidariedade e da compaixão. Como todos os médicos, Lucas não tinha vida própria, pois sua vida era dedicada a cuidar dos doentes. Na atualidade também os médicos vivem para o trabalho, tal qual São Lucas. Eles labutam cada vez mais, se permitem cada vez menos ao lazer, e estão sempre com a sensação que seu tempo é insuficiente para honrar os seus compromissos. Quero ainda ressaltar a importância das pessoas que estão recebendo essa homenagem hoje. Dr. Jayme, um homem honrado e que deixa muita saudade. Os quatro homenageados são de alta valorização, médicos que se dedicam amplamente a nossa cidade, médicos exemplares. Vocês são exemplos de ética, inovação, respeito, pioneirismo e dedicação a medicina”.

HOMENAGEADOS

Dr. Jayme Romeu Rossler (que dá nome ao título)

Jayme Rossler, formou-se em medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1939, e imediatamente iniciou sua carreira em Farroupilha, no Hospital Beneficente Cibeli, onde também a encerrou em 2000. Investiu os frutos do seu trabalho sempre e só em Farroupilha. Prefeito de 1952 a 1955, dizia que o tripé básico de uma boa administração era água, luz e estrada. Isso serviria de base para que os futuros prefeitos investissem no que fosse necessário. Conseguiu trazer a unidade da Corsan e a Central de Energia , que era para ser instalada no município de Caxias do sul  e junto com seu Euclides Triches, a rodoviária Caxias- Farroupilha . Em sua administração também trouxe a caixa econômica federal e o posto de saúde.  Foi vice-prefeito na administração do sr. Arno Busetti na década de 60. Na década de 50 efetuou a compra do Hospital Cibelli, fazendo investimentos na casa de saúde e tornando-a referencia. Adquiriu os últimos modelos de radiologia, equipamentos para sala de cirurgia e urgência. Ampliou a área física do hospital, criando mais leitos e duas enfermarias, entre outros investimentos.

Dr. Edson Luiz Doncatto

Natural de São Marcos, formou-se em 1977, na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Desenvolveu suas atividades junto ao Hospital Beneficente Cibelli e Hospital Beneficente São Carlos, este desde 1985. Foi sócio fundador e 1º Presidente da Sociedade Médica de Farroupilha, FARMED. Foi Presidente da Unimed Nordeste. Foi médico chefe da Unidade Sanitária de Farroupilha – Secretaria Estadual da Saúde e Meio Ambiente, cedido pelo EX INAMPS. Também foi Secretário Municipal da Saúde e do Meio Ambiente no Município de Farroupilha. Médico Legista do Posto Médico Legal de Caxias do Sul, trouxe um núcleo do Instituto Médico Legal para Farroupilha, durante um longo período. Introduziu o serviço de endoscopia à Farroupilha. Faz atendimento especializado em Gastroenterologia, endoscopia digestiva e coloproctologia no Centro Especializado de Saúde de Farroupilha, onde são atendidos os pacientes do SUS.

Dr. Francisco José Letti

Natural de Antônio Prado. Formou-se em medicina em 1972 pela Universidade Federal de Pelotas. Clinico e cirurgião geral. Trabalhou junto ao Hospital Beneficente Cibelle e Hospital Beneficente São Carlos, Posto de Saúde Central e consultório. Em dezembro deste ano completará 42 anos na medicina.

Dr. João Carlos Rossler

Natural de Porto Alegre, formou – se em 1965 na Faculdade de Ciências Médicas da PUC Paraná. No dia seguinte, em 20 de dezembro de 1965, já iniciou seu trabalho em Farroupilha. Clínico e cirurgião geral, atuou no Hospital Beneficente Cibeli, do qual foi diretor clínico por 35 anos, na Farmed e – faz parte da Metrafar há 19 anos. Define como as palavras que norteiam sua vida em Farroupilha: família, hospital e trabalho.

Dr. José Ribamar Pereira

Natural de Natal, formou-se em medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Chegou em Farroupilha na década de 90. Trabalhou no Hospital Beneficente São Carlos e Hospital Beneficente Cibele. Foi Presidente Regional da Sociedade Brasileira de Queimaduras dentre várias outras atividades em prol da comunidade farroupilhense.

Texto:   Claudia Chiele

Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

claudiachiele@farroupilha.rs.gov.br

Data de publicação: 29/10/2014

Compartilhe!