O Projeto Com-Vida e Agenda 21 é um trabalho conjunto das Secretarias Municipais de Educação e Meio Ambiente.  Com isso, o município tem um órgão gestor de educação ambiental, atendendo a requisitos da Política Nacional de Educação Ambiental.

A Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (Com-Vida) é constituída por um professor, um aluno e um membro da comunidade que trabalham juntos pelo enraizamento da educação ambiental no espaço escolar, promovendo intercâmbio entre escola e comunidade, contribuindo assim, para um dia-a-dia participativo, democrático e saudável.

Escolas participantes: Colégio Estadual Farroupilha, EMEF Angelo Chiele, EMEF Oscar Bertholdo,  EMEF Nossa Senhora Medianeira, EMEF Presidente Dutra, EMEF Zelinda Rodolfo Pessin, EMEF Primeiro de Maio, EMEF João Grendene, EEEF José Fanton, EMEF Senador Teotônio Vilela, EMEF Ilza Molina Martins, EMEF Angelo V. Neto, EMEF Carlos Paese, EMEF Nova Sardenha, EMEF José Chesini, EMEF Nossa Senhora de Caravaggio, EMEF Rui Lorenzi, EMEF Vicente Bertoni.

A primeira proposta de criar a Com-Vida vem das deliberações da I Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, realizada pelos Ministérios do Meio Ambiente e de Educação em 2003, quando os estudantes envolvidos propuseram a criação de Conselhos Jovens de Meio Ambiente, nas Escolas do Brasil. Desde então, foi idealizado o Programa “Vamos Cuidar do Brasil com as Escolas”.

Já o Projeto Agenda 21 é um instrumento de planejamento para a construção de sociedades sustentáveis, conciliando métodos de proteção ambiental, justiça social e eficácia econômica.

Farroupilha não é pioneira nesse projeto, mas o diferencial é a rede de educação ambiental formal criada através da forte parceria entre as secretarias, possibilitando a troca informações e experiências.

Para esse projeto as escolas ganharam material no valor de R$ 440,00 reais para implementar o trabalho, verba do Fundo Municipal de Meio Ambiente. Ao longo do ano, as escolas apresentaram o diagnóstico socioambiental das áreas onde os educandários estão localizados, com vistas à construção de ações. Depois iniciaram as intervenções socioambientais e as práticas de transformação com a o acompanhamento individual dos membros do Programa até o mês de novembro. No dia 19 acontece o encerramento das atividades, com fórum para a troca de experiências, almoço compartilhado e visita a uma propriedade sustentável.

Neste ano houve a capacitação das escolas municipais e estaduais. No próximo ano, o trabalho continua com enraizamento da educação ambiental no espaço escolar através de coletivo educadores.

A partir desse trabalho é possível que as escolas participantes do projeto possam acessar recurso do governo federal ao PDDE Escola Sustentável (Programa Dinheiro Direto na Escola). O valor varia de R$ 8 mil a R$ 14 mil, conforme o número de alunos. Quatro escolas municipais de Farroupilha foram contempladas: Angelo Chiele, com R$ 12 mil, Antônio Minella, Oscar Bertholdo e Padre Vicente Bertoni com R$ 10 mil cada. Com esse valor, as escolas precisam consultar suas comunidades para saber onde desejam aplicá-lo, sempre visando a sustentabilidade. E um dos requisitos para as escolas contempladas foi participar da 4ª Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente.

E esse projeto já está sendo compartilhado com outras escolas através de relato de experiências. Na semana passada, a Escola Angelo Chiele e a Secretaria Municipal de Educação participaram de um Seminário em Caxias do Sul, quando, junto com outras quatro escolas, socializaram suas experiências em Educação Ambiental com professores da 4ª Coordenadoria Regional de Educação, visando incentivá-las a formarem também suas COM-VIDAS. Em dezembro, de 3 a 6, o projeto será apresentado no 8ª Fórum Nacional de Educação Ambiental, em Belém, no Pará.

Texto:   Claudia Chiele

Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social