Abre na próxima segunda-feira, 03, o período de inscrições para as provas dos cursos de MPB/Jazz, Musicalização Infantil e Adulta, na Escola Pública de Música. Até dia 21 de novembro, os interessados devem procurar a Casa de Cultura (Rua da República, 172 A), de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30, munidos de Carteira de Identidade e CPF. Os menores de 18 anos devem estar acompanhados do responsável.

A data das provas e o número de vagas ainda não estão definidos. Informações sobre o processo podem ser conferidas pelo site da prefeitura (www.farroupilha.rs.gov.br), pelo blogescolapublicademusica.blogspot.com.bre pelo telefone 54.3261.6995.

Cursos:

Musicalização infantil: Destinado a crianças e adolescentes de 6 a 16 anos de idade. Para o ingresso, os alunos passarão por uma entrevista individual.

Musicalização adulta: Voltado a pessoas de todas as idades a partir dos 16 anos que não tenham conhecimento em ler e escrever partituras. A prova para iniciação do curso será de múltipla escolha, envolvendo conhecimentos gerais sobre música e testes de aptidão. Para as duas modalidades as aulas acontecem uma vez por semana com duração de 45 minutos.

O Curso profissionalizante de MPB/Jazz será oferecido a pessoas de todas as idades, porém, para cursar, o aluno passará por dois testes: Prova de múltipla escolha e conhecimento musical com audição, envolvendo leitura de partituras e instrumento. Serão duas músicas, uma escolhida pelo estudante e a outra pelo professor que aplicará a mesma a todos os inscritos. O curso será dividido em quatro níveis: básico, intermediário, avançado e aperfeiçoamento e englobará matérias como harmonia, percepção, instrumento, prática de conjunto, entre outros.

Projeto

A Escola Pública de Música é uma escola totalmente gratuita especializada no ensino/aprendizagem de música para crianças, jovens e adultos. Para isso, disponibiliza a seus alunos aulas teóricas e práticas, em espaços especialmente destinados a este fi­m, com fornecimento de instrumentos musicais para aqueles que não possuem um próprio.

Tem como principais objetivos formar e/ou aperfeiçoar, do nível básico até a profissionalização, crianças, jovens e adultos na área da música erudita e popular, conforme faixas etárias, nível de conhecimento musical e interesses de aprendizagem. Além disso, procura disseminar a música como instrumento de inclusão social e lazer.

História

A trajetória da Escola Pública de Música de Farroupilha teve início em julho de 2013. A ideia surgiu a partir do aproveitamento do projeto particular idealizado e aprovado junto ao Ministério de Cultura (Minc), mas que acabou não sendo concluído. O mesmo terminou então por ser acolhido pela Prefeitura Municipal de Farroupilha devido as crescentes reivindicações da comunidade.

Para cumprir o objetivo foi alugada uma casa de grande valor cultural para o município, pois a mesma foi residência de um famoso pároco local (Monsenhor Thiago Bombardelli) e de um dos mais prestigiados prefeitos (Avelino Maggioni), além de apresentar uma arquitetura peculiar (estilo Art Déco), para instalar a Casa de Cultura. Neste mesmo local, foi alocada a Escola Pública de Música de Farroupilha.

A casa recebeu melhorias físicas para se adequar a nova situação. Além disso, foram contratados professores e funcionários para garantir a prestação dos serviços.  Foi estruturada uma proposta pedagógica musical original, com ênfase no estudo do instrumento e na prática de música. Em 2014 a Escola foi agraciada com o prêmio FAMURS – CODIC, nas categorias Música e Especial (Melhor do Estado).

Texto: Renata Parisotto/ Casa de Cultura

Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social