Tem início neste sábado, 06, o evento Farroupilha Bem Gaúcha.

Tem início neste sábado, 06, o evento Farroupilha Bem Gaúcha. Entre os dias 06 e 21 de setembro, peões, prendas e visitantes poderão aproveitar uma vasta programação de shows musicais, apresentações artísticas, jogos campeiros, festival de cinema, trova, e ainda, a 2ª Edição do Concurso Estudantil Farroupilha Bem Gaúcha. Neste ano, o tema é Eu Sou do Sul e homenageará o artista Gildo de Freitas.

A Chegada da Chama Crioula no Acampamento Farroupilha será às 12 horas de sábado. A noite, às 19 horas, ocorre o Cerimonial de Abertura, seguido do show com Mano Lima. E às 21h30 tem o Fandango com o Grupo Chasque.

O Largo Carlos Fetter, local que recebe o evento, tem uma área total de 3 mil m² e é monitorado 24hrs com apoio do Corpo de Bombeiros e da Brigada Militar. Novamente há a estrutura coberta de 1200m² e tablado de dança de 400 m², a mesma realizada na última edição do evento. São dezesseis entidades e grupos tradicionalistas presentes, comida típica, comércio de indumentária gaúcha e outras opções para os frequentadores.

Shows Musicais:

Diversos nomes da música tradicionalista se apresentam no palco do Festejo Farroupilha Bem Gaúcha. Algumas das principais atrações:

06.09 – Mano Lima – 20h

07.09 – César Oliveira e Rogério Melo – 20h

08.09 – Délcio Tavares – 19h30

09.09 – Fandango com Grupo Galponeiros – 20h

10.09 – João de Almeida Neto e os Festivais Nativistas – 20h

11.09 – Érlon Péricles com o show na Estrada do Sul – 19h30

12.09 – Fandango com Grupo Eco das Coxilhas – 20h30

13.09 – Fandango com Márcio Correia e Grupo Gauchismo – 20h

14.09 – Luiz Marenco – 19h

15.09 – Show com Cristiano Quevedo – 20h

16.09 – Fandango com Grupo Os Tubianos – 19h30

17.09 – Fandango com Tchê Guri – 20h

18.09 – Fandango com Os Mateadores – 20h

19.09 – Fandango Oficial da Semana Farroupilha com o Grupo Os Mirins – 20h

20.09 – Fandango com o Grupo Canto Charrua – 20h

21.09 – Show com Gaúcho da Fronteira – 16h

Festival de Cinema Gaúcho:

Entre as atrações, os visitantes poderão aproveitar o Festival de Cinema Gaúcho. Serão apresentados seis filmes clássicos, alguns deles com repercussão nacional, e também o documentário do CTG Ronda Charrua, campeão do Enart 2013. O festival ocorre no Acampamento Farroupilha, às 18 horas, com entrada franca.

Confira a programação do Festival de Cinema Gaúcho:

07.09 – Adelar Bertussi – O Tropeiro da música gaúcha;

09.09 – Monarcas – A Lenda A História de Chiquito e Gildinho;

13.09 – Para Pedro, com José Mendes;

14.09 – Charrua: a história de um campeão;

16.09 – Anahy de Las Misiones;

18.09 – Netto Perde sua Alma;

19.09 – O Tempo e o Vento.

Medalha Mérito Farroupilha

Cinco tradicionalistas serão homenageados com a Medalha Mérito Farroupilha. A homenagem será prestada em Sessão Solene da Câmara de Vereadores no dia 15 de setembro, às 18h, no palco do acampamento Farroupilha. São eles:

Adilso João Molon – Piquete Querência Farroupilha;

Ataíde Pereira – CTG Aldeia Farroupilha;

Débora Aranha Haupt – CTG Ronda Charrua;

Monalisa Busetti – CTG Rancho de Gaudérios;

Leozir Specht – CTG Chilenas de Prata.

Os nomes foram escolhidos pela comissão dos Festejos Farroupilhas, através da indicação das entidades.

Jogos Campeiros

Os jogos campeiros vão movimentar os tradicionalistas no Acampamento Farroupilha. Os participantes competirão na modalidade campeira Vaca Parada e provas esportivas com os jogos de Truco e Bocha Campeira. A Bocha será disputada no domingo, 07, às 14 horas. Já no dia 14, às 9 horas, é a vez do Truco e também da modalidade Vaca Parada.

Concurso Estudantil – Projeto Farroupilha Bem Gaúcha

O Concurso Estudantil – Projeto Farroupilha Bem Gaúcha, inicia na próxima segunda-feira, 08, com as apresentações no Acampamento Farroupilha. O projeto neste ano inclui mais uma modalidade – instrumental – a participação de estudantes universitários e a ampliação do projeto para toda serra gaúcha. Neste ano, 145 alunos estão inscritos nas modalidades individuais (instrumental, declamação e interprete vocal) e 18 turmas participam da modalidade danças tradicionais (grupos de 4 até 12 pares). A etapa municipal será apresentada nos dias 08, 09 e 10 e a regional nos dias 15, 16 e 17.

Clique aqui e confira a Programação do Festejo Farroupilha Bem Gaúcha 2014

Texto:   Claudia Chiele