Nesta sexta-feira, 13, aconteceu na Câmara de Vereadores de Farroupilha a 1ª Plenária Municipal do Bolsa Família. A ação, promovida pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania, foi exclusiva para beneficiários do programa. Cerca de 250 pessoas participaram.

O Secretário da pasta destacou os incentivos para a qualificação dos usuários.  “Junto com o Bolsa Família nós trazemos até vocês um número muito grande de cursos profissionalizantes através do PRONOTEC, que dão condições que para qualquer um de nós saia desse estado e dessa situação de vulnerabilidade para ingressar no mundo do trabalho. Eu gostaria de dizer para vocês, com muita satisfação que no ano passado nos conseguimos 2064 formaturas nos cursos PRONATEC.  Nesse ano nós já temos mais de 1600 vagas e recebi a notícia de que para o segundo semestre pactuamos mais 1570 vagas para Farroupilha”.

“Rio Grande de Sul é o estado que apresentou melhor desempenho percentual na inclusão de novos postos de trabalho em todo o Brasil nos últimos quatro anos. Isso não é pouca coisa. Com relação à Farroupilha nós estamos fazendo um trabalho que não é glória nem mérito dos governantes que estão nesse momento, ela é glória e mérito de vocês que estão inclusos no programa. O valor pode não ser alto, mas junto com o Bolsa Família, nós temos outros programas que são PRONATEC, PROJOVEM e programas outros que o Governo Federal implementou há alguns anos, mas que nesse momento atingiram a sua maturidade e permite que nós derramemos no mercado de trabalho cada vez mais cidadãos preparados”, ressaltou o prefeito Claiton Gonçalves.

A assembleia contou com a palestra da Assistente Social Karina Weiss, Assessora Técnica Regional do Departamento de Assistência Social (DAS) de Porto Alegre, que explicou sobre o programa. “Eu acredito de fato na transformação da sociedade a partir do Cadastro Único e do Bolsa Família”. Ela destacou ainda os direitos e os deveres dos beneficiários.

O benefício possui três eixos principais: a transferência de renda que promove o alívio imediato da pobreza; as condicionalidades que reforçam o acesso a direitos sociais básicos nas áreas de educação, saúde e assistência social; e as ações e programas complementares que objetivam o desenvolvimento das famílias, de modo que os beneficiários consigam superar a situação de vulnerabilidade. Atualmente, Farroupilha possui 1.367 famílias beneficiadas pelo programa.

Texto: Thays Nunes

Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social