Foram entregues melhorias em diversos setores

A Prefeitura de Farroupilha fecha o ano de 2023 realizando um balanço positivo das ações de governo ao longo dos meses. Entre as principais, estão a assinatura de mais de 25 ordens de início de obras, entrega de melhorias em diversas frentes de trabalho, além da escuta ativa dos pedidos da comunidade com as secretarias indo mensalmente para os bairros e o atendimento ao público realizado no Centro Administrativo ou pela Ouvidoria Municipal.

INFRAESTRUTURA VIÁRIA

Ao longo de 2023, a Prefeitura realizou diversas melhorias visando a mobilidade urbana da cidade como por exemplo a entrega da revitalização da Rua Pedro Grendene, melhorando um dos principais acessos para a cidade, da Rua Paim Filho e da Avenida Vêneto.

No centro, houve a retirada do paralelepípedo da Rua Coronel Pena de Moraes e o seu total asfaltamento, assim como na Avenida Vêneza. Vale ressaltar que este calçamento já está sendo utilizado para a pavimentação de outras vias da cidade, como por exemplo na Onorino Faé, no bairro Belvedere.

Nas entradas via rodovias estaduais, a duplicação da Avenida Armando Antonello, criando um novo acesso à Farroupilha que vai ligar a RSC-453 com a VRS-813, criando uma rota de escoamento que desvia o trânsito da região central.

ESPORTE E LAZER

Um dos projetos foi a renovação da Praça Nova Vicenza, que foi entregue à comunidade em 29 de outubro. A praça foi revitalizada, incluindo a instalação de uma quadra esportiva, uma área de areia cercada, rampas de acesso, lixeiras, bancos e iluminação em LED. Além disso, quatro novas Academias ao Ar Livre foram entregues nos bairros América, Cruzeiro, Cinquentenário e em Caravaggio.

Na Praça da Emancipação e da Praça da Bandeira, além do Parque dos Pinheiros, houve a entrega dos Parques Inclusivos, com brinquedos para todas as crianças, mais seguros, modernos e um piso tátil interativo.

Para se refrescar, a Piscina Pública foi totalmente reformada, ganhando além dos espaços aquáticos adulto e infantil, novos banheiros, vestiários e espaços e convivência.

SAÚDE

Demanda antiga da comunidade do bairro, o Posto de Saúde do Industrial foi entregue para os moradores, levando os atendimentos para próximo da população.

Com o objetivo de centralizar os atendimentos em um local de fácil acesso, foi criado o Centro de Saúde que agora atende todos os dias da semana, ofertando os serviços de cardiologista; dermatologista; endocrinologista; gastroenterologista; otorrinolaringologista; planejamento familiar; pneumologista; neuropediatra e de psiquiatra. Além dos cuidados com os ostomizados.

O Centro de Saúde também abriga o Posto de Coleta de Exames de Sangue, a base das ambulâncias básicas e a base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), além do Ambulatório Municipal que seguirá com os atendimentos clínicos e pediátricos para casos agudos por classificação de risco.

EDUCAÇÃO

A Prefeitura conseguiu mais que dobrar as vagas na Educação Infantil, auxiliando assim a diversas famílias que hoje podem ter as suas crianças atendidas em escolas com a mais alta tecnologia e metodologia de ensino.

Também foram realizadas reformas e pinturas em praticamente todas as instituições de ensino municipais. Além da entrega do fechamento das quadras da Escola Ângelo Chiele e da Escola Presidente Dutra.

PROGRAMA CAMINHOS DO INTERIOR

Através do Programa Caminhos do Interior, mais de 45 comunidades foram contempladas com trechos em pavimentação asfáltica. Destaque para, por exemplo, Vila Rica, que conta com vinícolas e negócios familiares que há anos reivindicavam por melhoria na estrada que liga até a VRS-813.

Nos asfaltos novos, Linha Amadeo e Linha 30 já contam com as pavimentações entregues pela Prefeitura, facilitando tanto o acesso de moradores e turistas que passam pela região, como o escoamento da produção do interior.

Com um alto investimento, seja de recursos próprios ou captados através do Badesul, por exemplo, e contando ainda com o apoio das comunidades, o Programa deve continuar com mais etapas ao longo deste ano.

PROJEÇÕES PARA 2024

Com o objetivo de continuar com as melhorias para a população, a Administração Pública planeja dar prosseguimento para estas ações ao longo de 2024 em diversas frentes.

Na primeira semana de janeiro já foi assinada a ordem de início para as obras de pavimentação asfáltica em trechos da FR-10B e da FR 181, na comunidade de Linha Müller. Com um investimento de R$ 2.590.677,28, a obra terá uma extensão de mais de 1,6 quilômetro nos dois trechos, com uma área pavimentada de mais de 10 mil metros quadrados.

Na próxima segunda-feira, 08 de janeiro, já há um ato agendado para dar partida na construção de uma nova quadra poliesportiva no Parque dos Pinheiros. A quadra irá se juntar a diversas outras melhorias realizadas no Parque, como o Skate Park, que também está passando por uma revitalização, a iluminação pública totalmente em LED, além da piscina e do parque inclusivo.

Ainda no lazer e bem-estar, o ano reserva a chegada do Santa Rita Serra Parkrs, um empreendimento que vai trazer de volta o então Balneário Santa Rita, cartão-postal e local de visitação dos farroupilhenses, principalmente na década de 90, com um novo conceito de lazer contendo quiosques, locais de convivência e espaços para alimentação, através de uma Parceria Público Privada (PPP).

O Santa Rita Serra Parks irá se juntar o Parque da Imigração, em Nova Milano, onde foi realizada a concessão do espaço para uma empresa privada com o intuito de manter a limpeza, manutenção e organização do local para os visitantes.

Para o atendimento a população, destaca-se a construção de um complexo no bairro Primeiro de Maio, que contará com um novo Posto de Saúde, uma nova Escola Etapa Creche e um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS).

O bairro Monte Pasqual também ganhará uma nova Escola aumentando a Rede Municipal de Ensino.

Data de publicação: 06/01/2024

Créditos: Cristiano Lemos