Dados apontam que mais de 2 milhões de pessoas já estiveram na Serra Gaúcha neste final de ano

A chegada das férias de verão e principalmente as festas de Natal e Ano Novo tradicionalmente trazem centenas de milhares de turistas. Se há alguns anos apenas a região das hortênsias era referência neste assunto, nos últimos tempos outras cidades também se tornaram protagonistas neste setor. E Farroupilha vem chamando a atenção neste contexto.

Dados apontam quem mais de dois milhões de pessoas já passaram pela Serra Gaúcha neste final de ano e a cidade vem se destacando como um polo hoteleiro não apenas de passagem, mas em que o turismo de lazer se tornou um grande atrativo.

Conforme o proprietário do Hotel Di Capri, Genuíno Zucco, ao longo do ano o turismo de negócios é o mais forte em Farroupilha, porém, com a chegada do final do ano o turismo de lazer se torna o principal público. Com uma taxa de ocupação na casa dos 60% nos meses de novembro e dezembro.

Com visitantes de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina, além dos moradores do Rio Grande do Sul, Zucco explica o que traz essas pessoas para Farroupilha.

“A cidade se encontra um ponto geográfico muito bom, na região central da Serra Gaúcha, com acesso facilitado para as outras cidades, isso tem nos dado um ponto positivo a mais. Muitos turistas ”fogem” de Gramado e Canela para conhecem a nossa cidade, as suas vinícolas, o Santuário de Caravaggio. Além disso, o preço competitivo que estamos conseguindo praticar, nos ajuda a manter este turista não apenas para passar a noite, mas para almoçar, para jantar, para conhecer a cidade como um todo.”, disse.

Para o Prefeito Fabiano Feltrin, este crescimento está atrelado as políticas públicas adotadas para o fomento do setor em Farroupilha.

“Isso é resultado das parcerias que fizemos com as grandes agências em todo o Brasil; da criação de novos roteiros no interior, todos estes cadastrados junto ao Ministério do Turismo; nossos eventos, como o Entrai e a Fenakiwi batendo todos os recordes de públicos; a decoração de Natal que toma conta não só do centro, mas dos principais acessos da cidade, enfim, diversas ações que fazem com que o turista que chega em Farroupilha se sinta acolhido. Sabemos do nosso potencial e temos no turismo uma das grandes fortalezas para fazer Farroupilha crescer ainda mais.”, comentou.

Dois pontos muito visitados pelos turistas que chegam em Farroupilha são o Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, refugio de fé e devoção e quem tem em maio a sua grande romaria que chegará em 2024 na sua 245ª edição, esperando recebem centenas de milhares de visitantes.

Já a cascata do Salto Ventoso é um cartão-postal criado em meio a natureza, tendo na cascata a atração principal: uma queda d'água de 56m de altura que está sobre uma gruta de 200m de comprimento e 25 de altura, cercada pela mata nativa. O local já serviu de palco para diversas produções de cinema e TV, como o clássico, O Quatrilho, filme indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro de 1996.

Data de publicação: 29/12/2023

Créditos: Cristiano Lemos

Créditos das Fotos: Arte/Lucas Benvenutti

Compartilhe!