Haverá atividades voltadas à saúde, meio ambiente, pré-romarias e o último final de semana do Entrai

O município de Farroupilha terá, neste final de semana, uma agenda repleta de ações para todos os públicos. O Super Sábado do mês de maio, contará com atividades voltadas à saúde, ao turismo, a fé da Serra Gaúcha e ao meio ambiente. Entre os destaques, o último final de semana do Encontro das Tradições Italianas (Entrai), em Nova Milano, com shows, gastronomia e toda a cultura do Berço da Imigração Italiana.

Já no sábado pela manhã, ocorre a segunda edição da Campanha de Recolhimento de Resíduos Eletrônicos, em frente ao Centro Administrativo. Na mesma quadra, a Farmácia de Todos terá atendimento, integrando o Programa Sábado do Trabalhador.

Ponto de orações, de espiritualidade e de fé, o Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio recebe a 12ª Corrida Caminhada da Fé, na manhã do sábado, 20 de maio, e a 1ª Romaria do Movimento Cursilho de Cristandade e a 2ª Romaria das Pessoas com Deficiência, no domingo, 21 de maio.

O Prefeito Fabiano Feltrin comentou sobre o fim de semana movimentado que aguarda Farroupilha.

”Vamos ter mesmo um Super Sábado, em diversas frentes: na saúde, no meio ambiente, na cultura, no turismo, enfim. Todas voltadas não apenas para os moradores da cidade, mas para toda a região, que vem nos visitar, vem turistar em Farroupilha, que está preparada para receber essas pessoas em nossos restaurantes, hotéis, shoppings e complexos turísticos. Nosso interior, contemplado também com a presença da Unidade Móvel de Saúde, em uma ação inédita no final de semana. Tudo isso, em meio a um crescimento, tanto em obras de infraestrutura, de mobilidade, de atrativos, nunca antes vistos em nossa cidade”, comemorou.

Confira toda a agenda das ações que ocorrerão na cidade:

Campanha de Recolhimento de Resíduos Eletrônicos

A segunda edição ocorre no sábado, no formato drive-trhu, na Rua 14 de Julho, em frente ao Centro Administrativo, das 8h às 11h30. Na primeira edição, ocorrida em fevereiro, mais de seis toneladas de material foram recolhidos e encaminhados para a correta destinação.

O que poderá ser descartado:

– Linha Verde: informática, computadores, notebooks, etc
– Linha Azul: Eletroportáteis, periféricos, eletrônicos diversos
– Linha Marrom: Equipamentos de áudio e vídeo, tubos de imagem, monitores, televisores
– Linha Branca: Freezers, geladeiras, fogões, máquinas de lavar, micro-ondas
– Pilhas, cartuchos e toners de impressora

Já o que não puder ser descartado também precisa ter um destino correto, como por exemplo as lâmpadas fluorescentes, que devem ser devolvidas às lojas onde foram compradas.

Programa Sábado do Trabalhador

As Unidades Básicas de Saúde que possuem Estratégica de Saúde da Família (ESF) – Primeiro de Maio, São José, Monte Pasqual, Industrial/América, Medianeira, Cinquentenário, Belvedere e Cruzeiro -, incluindo o Posto de Saúde Central, oferecerão, das 8h às 12h, atendimento médico, com clínico geral, dentista, psicólogo e fisioterapeuta, bem como coleta de pré-câncer, testes rápidos para detecção de doenças sexualmente transmissíveis, vacinação em geral - inclusive contra a Covid-19. Os atendimentos precisam ser agendados previamente diretamente com a unidade interessada.

Uma novidade desta edição é o Sábado do Trabalhador Rural, com a Unidade Móvel de Saúde, do Programa Interior Com Mais Valor, realizará os atendimentos na comunidade de Linha Boêmios, no mesmo horário das demais UBS´s.

Dentro da programação do Sábado do Trabalhador, a Farmácia de Todos, que atende na Rua Tomas Edson, 527, ao lado do Centro Administrativo, irá ter atendimento neste sábado, funcionando das 9h às 13h para a retirada de medicamentos mediante a prescrição médica.

Pré-Romarias ao Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio

Neste final de semana, tem o encerramento das pré-romarias em preparação da 144ª Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio, com a programação de duas pré-romarias. No sábado, será realizada a 12ª Corrida Caminhada da Fé e no domingo, a 1ª Romaria do Movimento Cursilho de Cristandade e a 2ª Romaria das Pessoas com Deficiência.

No sábado, os participantes da 12ª Corrida Caminhada da Fé, terão saídas às 07h e 08h, no Posto Sim em frente ao Shopping Iguatemi, e participarão no santuário da celebração das 10h30. No domingo os participantes da 1ª Romaria do Movimento Cursilho de Cristandade, tem saída às 8h, em frente ao Pronto Atendimento da UNIMED, chegada para a celebração das 10h, no Santuário de Caravaggio, já a 2ª Romaria das Pessoas com Deficiência, tem saída às 14h, em frente ao Pronto Atendimento da UNIMED, chegada para a celebração das 16h, no Santuário de Caravaggio.

Entrai

Já nesta sexta-feira, 19 de maio, tem início o último final de semana do 20º Encontro das Tradições Italianas (Entrai), em Nova Milano, com uma programação variada e atrações artísticas, gastronomia típica, artesanato, exposições e agroindústrias locais.

Nova Milano é considerado o berço da imigração italiana no Rio Grande do Sul, visto que os registros históricos trazem o dia 20 de maio de 1875 com sendo a data oficial da chegada das primeiras três famílias de Tommaso Radaelli, Stefano Crippa e Luigi Sperafico, oriundas de Olimate, na Província de Milão.

Diante disso, o Dia da Imigração Italiana será celebrado no sábado ao meio-dia com uma homenagem no palco do Entrai com as presenças do cônsul-geral da Itália em Porto Alegre, Valerio Caruso, o vice-cônsul, Matteo Marroni e do cônsul honorário, Gelson Castellan.

Outra ação que será realizada nos dias 20 e 21, das 8h às 17h, junto à Escola Santa Cruz, será a coleta dos dados biométricos necessários à emissão do passaporte eletrônico que, depois de impresso, será entregue ao cidadão. Os atendimentos serão somente para as pessoas que possuem dia e horário marcados, agendados diretamente pelo Consulado, após envio prévio de documentação.

Programação:

Sexta-feira, 19 de maio
19h - Homero Couto
20h - Grupo Partigiani

Sábado, 20 de maio

11h - Grupo Folclórico Italiano Nei Tempi Del Filó
13h - Coral São Brás
14h - Robson Gervasoni e Banda
15h30min - Teatro Adulto Radicci e Genoveva
17h - Missa na Paróquia Santa Cruz - Praça de Nova Milano
17h30min - Tenor Dirceu Pastori
19h - Grupo Ragazzi Dei Monti

Domingo, 21 de maio

10h - Missa na Paróquia Santa Cruz - Praça de Nova Milano – Com Coral Tramontina
11h - Coral Infantojuvenil Canarinhos de Farroupilha
11h30min - Almoço Típico no Salão da Paróquia Santa Cruz de Nova Milano
*Informações e reservas de ingressos: 54.9.9927.7223
12h - Vocal Allegro
13h - Soprano Liziane Rufatto
14h - Musicale Kremony
16h - Banda Brilha Som
18h30min - Carol Gobbato

Data de publicação: 19/05/2023

Créditos: Cristiano Lemos

Créditos das Fotos: Arte/Jonatas Cristofoli

Compartilhe!