População deve estar atenta aos sintomas

A Prefeitura de Farroupilha, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, emite um alerta importante sobre o risco de leptospirose após as inundações recentes que afetaram nossa região. A leptospirose é uma doença infecciosa causada pela bactéria leptospira, presente na urina de ratos e outros animais, e pode ser transmitida por meio da água contaminada e do contato com a pele, especialmente em casos de ferimentos.

Durante as enchentes e inundações, é possível que a água das chuvas se misture com a urina dos ratos em esgotos e bueiros, aumentando o risco de contaminação para aqueles que tiveram contato com essas águas ou lodo contaminados. Portanto, é essencial que todos estejam atentos aos sintomas da doença, como febre, dor de cabeça e dores no corpo, especialmente nas panturrilhas, nos dias seguintes ao contato com a água de enchente ou esgoto.

É importante ressaltar que o tratamento para a leptospirose é recomendado apenas para pessoas que apresentem sintomas compatíveis com a doença, conforme orientações oficiais do Ministério da Saúde. O diagnóstico e o tratamento precoces são fundamentais para uma recuperação bem-sucedida, e esses serviços são oferecidos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Diante de qualquer sintoma suspeito, é fundamental procurar imediatamente o serviço de saúde mais próximo para receber atendimento adequado. A notificação da suspeita para a Vigilância Epidemiológica Municipal é essencial para o monitoramento e controle da propagação da doença em nossa cidade.

A Prefeitura de Farroupilha está empenhada em garantir a saúde e o bem-estar de todos os cidadãos, e conta com a colaboração de cada um no enfrentamento desse desafio.

Data de publicação: 06/05/2024

Créditos: Cristiano Lemos