Município avalia a possibilidade de decretar estado de emergência

Nesta quarta-feira, 11 de janeiro, o Secretário Municipal da Agricultura, Fernando Silvestrin, o responsável técnico da EMATER, Alexandre Frozza, e a assistente social da Secretaria Municipal de Habitação e Assistência Social, Jaqueline de Lima, visitaram as localidades do interior do município atingidas pela forte chuva de granizo ocorrida na tarde de terça-feira, 10 de janeiro, que causou estragos e prejuízos nas produções agrícolas.

Moradores das localidades como São Valentim, Linha Amadeu, São Marcos, Caravaggio, Linha Cem e Linha Trinta tiveram seus parreirais danificados, assim como plantações de milho, e os aviários. A Secretaria de Obras e Trânsito realizou a cobertura com lonas nos telhados dos aviários atingidos pelo granizo.

De acordo com Silvestrin, durante a manhã foi feita uma reunião de emergência para tratar da situação e alinhar um plano de trabalho.

“Nosso foco anterior era estiagem onde ainda estávamos fazendo uma avaliação da necessidade de decretar estado de emergência, porém com a chuva de granizo que atingiu as propriedades, decidimos convocar um técnico da EMATER para, juntamente com um dos nossos técnicos, fazer uma avaliação dos prejuízos, e se necessário for decretaremos situação de emergência” destacou Silvestrin.

Caso o município decrete estado de emergência, o decreto municipal, com as informações técnicas do município referente à situação em que se encontra, serão encaminhadas ao Governo do Estado para serem homologadas. Havendo uma resposta positiva, o município poderá contar também com recursos estaduais e federais.

Data de publicação: 11/01/2023