Serviços busca fornecer opções de tratamento alternativo para pessoas portadores de dores crônicas e outras condições

A Prefeitura de Farroupilha através da Secretaria de Saúde informa que o município oferece Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) como alternativas de tratamento para pessoas que enfrentam dores crônicas e outras condições de saúde, especialmente aquelas que não obtiveram sucesso com outros procedimentos.

Entre as opções disponíveis estão:

Acupuntura- Terapia feita com agulhas inseridas em pontos específicos do corpo. A prática auxilia o tratamento de diversos tipos de doenças, como distúrbios digestivos, respiratórios ou neurológicos.

Auriculoterapia- Técnica realizada através da pressão em pontos específicos da orelha para tratar e diagnosticas diversos problemas físicos, mentais e emocionais. Muito procurada para tratamento de ansiedade.

Aromaterapia- Técnica natural que utiliza o aroma liberado por diversos óleos essenciais extraídos de vegetais, para recuperar o equilíbrio e a harmonia do organismo visando à promoção da saúde física e mental, ao bem-estar e à higiene.

Ventosaterapia- recurso terapêutico que utiliza uma sucção em pontos específicos do corpo. Promove relaxamento da musculatura, alívio de tensões, diminuição de dores e melhora da circulação sanguínea e linfática.

O acesso a essas práticas é realizado através das Unidades Básicas de Saúde, onde o encaminhamento ocorre após uma avaliação médica. O médico, ao considerar necessário o tratamento com PICS, encaminhará o paciente para uma avaliação especializada no Centro Municipal de Fisioterapia. Nessa avaliação, serão determinadas as práticas mais indicadas de acordo com a avaliação do profissional.

Dúvidas e informações podem ser obtidas através do telefone da Secretaria de Saúde: (54) 2131-5303.

Data de publicação: 17/02/2024

Créditos: Schaiane Sacramento