Moradores devem deixar imediatamente as suas residências

A Prefeitura de Farroupilha informa que a Companhia Energética Rio das antas (Ceran) reforçou o pedido para que moradores das proximidades das margens do Rio das Antas deixem as suas residências imediatamente devido a alta vazão do rio.

Conforme um novo comunicado da empresa, houve deslizamentos generalizados nas estradas, que impediram o acesso às Usinas de Castro Alves, Monte Claro e 14 de Julho deixando-as isoladas e dependentes de operação local.

Por esse motivo, associado ao grande aumento das vazões no decorrer do dia, a CERAN acionou o Plano de Ação de Emergência, coordenado com as Defesas Civis regionais, buscando a retirada da população potencialmente afetada na região abaixo das usinas.

A situação mais crítica ocorreu na Usina de 14 de Julho, onde foram acionadas as sirenes de evacuação devido à dificuldade de monitoramento remoto, pela interrupção da comunicação, por causa das chuvas. Além disso, os acessos físicos à barragem foram totalmente interrompidos.

Farroupilha monta estrutura para possíveis desabrigados na cidade

Aos atingidos e possíveis desabrigados na cidade, a Prefeitura montou uma estrutura para receber a população com colchões, cobertas e alimentação no Pavilhão 3 do Parque Cinquentenário, situado na Avenida Prefeito Arno Domingos Busetti, no bairro Cinquentenário.

Além disso, uma campanha de recolhimento de doações ocorre desde as primeiras horas da manha, tendo como base de coleta a sede da Ecofar, localizada na Rua Thomas Edison, 427, no Centro, ao lado do Centro Administrativo Avelino Maggioni.

Estão sendo aceitas doações de colchões, travesseiros, cobertas, lençóis, água, leite, alimentos, fraldas infantis, produtos de higiene e de limpeza (vassouras, rodos, detergentes, desinfetantes, água sanitária, sacos de lixo, etc.) e ração para cães e gatos.

O recolhimento segue até às 18h30min, sem fechar ao meio dia.

Data de publicação: 02/05/2024

Créditos: Cristiano Lemos