O portal disponibilizará dados geográficos para uso de profissionais bem como pela população em geral

A Prefeitura de Farroupilha através da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente, lançou nesta terça-feira, 16 de janeiro, o Portal de Informações Geográficas – GeoFarroupilha, a cerimônia aconteceu no Salão Nobre.

O GeoFarroupilha se mostrou fundamental nas discussões sobre a cidade, em especial na revisão do novo Plano Diretor Municipal, auxiliando no planejamento territorial e no apoio à tomada de decisão.

A versão experimental do portal estará acessível ao público e contará com aplicações destinadas à disponibilização de dados geográficos para profissionais de diversas áreas, como engenheiros, arquitetos, urbanistas, setor imobiliário, acadêmicos e a população em geral.

Para acessar o GeoFarroupilha, basta visitar a página https://geo.farroupilha.rs.gov.br ou procurar orientações na página oficial da Prefeitura Municipal de Farroupilha. O site apresenta uma aplicação principal – um mapa interativo que permite aos cidadãos visualizar informações variadas sobre a cidade, pesquisar quadras, lotes, vias, zoneamentos e gabaritos viários, além de observar a topografia e imagens aéreas, entre outros aspectos.

O site também disponibiliza aplicações específicas de mapas baseadas na Lei 4.881/2024 do Plano Diretor Municipal e na Lei 4.814/2023 do Marco Regulatório das APPs Urbanas. Além disso, oferece painéis interativos, como o Painel das Licenças Ambientais e o Painel dos Projetos Aprovados / Habite-se, entre outros.

Todas as informações disponíveis no site seguem as normativas da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), visando proteger os direitos fundamentais de liberdade e privacidade. No entanto, na versão experimental do GeoFarroupilha, alguns dados estão em fase de revisão, como a geometria de quadras, lotes e glebas, podendo apresentar inconsistências iniciais. Essas inconsistências serão abordadas com o acesso público, pois a ação visa melhorar o banco de dados municipais com informações colaborativas dos usuários.

Para o secretário da pasta, Nestor José Zanonato Filho a nova ferramenta vem para auxiliar e trazer uma experiência nova para o município.

“Estamos trabalhando na plataforma há muito tempo e hoje conseguimos dar o primeiro passo para que ela esteja ativa de forma experimental. O GeoFarroupilha vai ser muito útil para os profissionais no seu dia a dia, e continuara evoluindo com a contribuição da comunidade”, destacou.

Se os usuários ou proprietários identificarem inconsistências, é recomendado relatar à equipe de Geoprocessamento, fornecendo documentação comprobatória para a devida atualização. Dúvidas e sugestões podem ser encaminhadas para o e-mail: geo@farroupilha.rs.gov.br.

Data de publicação: 17/01/2024

Créditos: Schaiane Sacramento