Ação acontece de 12 a 16 de junho

A Prefeitura Municipal de Farroupilha, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), juntamente com Comissão Municipal do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (COMPETI) realizará uma exposição na Casa de Cultura, em alusão ao dia 12 de junho - Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. A exposição exibirá os trabalhos realizados por alunos das escolas municipais e estará aberta ao público de 12 a 16 de junho.

Em reunião do COMPETI, foi decidido que através do departamento pedagógico seria enviado e-mail para as escolas municipais. O e-mail, era composto por links com materiais de apoio para nas escolas abordarem o tema e entregarem ao CREAS os trabalhos feitos pelos alunos para comporem a exposição.

Além disso, foram deixados cartazes no Anexo II e também no hall de entrada da Prefeitura Municipal para divulgar a exposição e conscientizar a população sobre a importância de combater o trabalho infantil.

Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil

O dia 12 de Junho, dia Mundial contra o Trabalho Infantil, foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2002. Desde então, a sociedade, os trabalhadores, os empregadores e os governos do mundo todo se mobilizam contra o trabalho infantil. Anualmente, para marcar a data, realiza-se uma campanha de sensibilização e mobilização da população em geral para lembrar sobre a importância de garantir os direitos de crianças e adolescentes.

O cata-vento de cinco pontas coloridas (azul, vermelha, verde, amarela e laranja) é o ícone da luta contra o trabalho infantil no Brasil e no mundo. Este símbolo tem um sentido lúdico e expressa a alegria que deve estar presente na vida das crianças e adolescentes. Representa ainda movimento, sinergia e a realização de ações permanentes e articuladas para a prevenção e a erradicação do trabalho infantil.

Data de publicação: 07/06/2023

Créditos: Schaiane Sacramento