Já na próxima semana haverá atendimento com horário estendido para reforçar a imunização

A Prefeitura de Farroupilha, através da secretaria da Saúde e da Associação Farroupilhense Pró-Saúde, informa que a campanha de vacinação da gripe será prorrogada até o final do mês de junho. As Unidades Básicas de Saúde ofertarão a vacina até o dia 30 de junho. A baixa procura pela imunização durante a campanha que se encerrou no dia 31 de maio é um dos motivadores para a prorrogação.

Pensando nisso, na próxima segunda-feira, 05 de junho, e na terça-feira, 06 de junho, a Unidade Básica de Saúde Central, que fica na Rua 13 de Maio, no centro, terá horário estendido, oferecendo a vacinação para a população interessada até às 19h30min.

Conforme dados da pasta, até o momento, foram vacinadas em Farroupilha 11.235 pessoas, incluindo os grupos prioritários. A Diretora Geral da Secretaria da Saúde, Silvana de Lima, comentou sobre a baixa procura durante o último mês.

”Nos preocupa demais este número baixo, percebemos uma queda com relação ao último ano em todos os grupos prioritários. Queremos ressaltar que a vacinação contra a gripe é muito importante, ainda mais na Serra Gaúcha, onde temos um inverno rigoroso em que as doenças respiratórias acabam se tornando comum. Por isso, além de prorrogar a campanha, vamos disponibilizar horários estendidos em alguns dias na unidade central. Estamos atentos para que, mais que atingir a nossa meta de imunização, tenhamos nossa população atendida e protegida.”, disse.

A vacina da gripe está disponível para todas as pessoas a partir dos 6 meses de idade na cidade, além dos grupos prioritários, formados por crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, idosos com 60 anos ou mais, professores e funcionários das escolas públicas e privadas, pessoas com comorbidades e deficiência permanente.

Também integram os grupos prioritários os profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Nos dois dias de atendimento estendido, também estarão disponíveis a vacina bivalente contra a Covid-19, além de todas as vacinas de rotina para atualização da carteirinha de vacinação de crianças e adolescentes.

Data de publicação: 02/06/2023

Créditos: Cristiano Lemos

Créditos das Fotos: Arte/Jonatas Cristofoli

Compartilhe!