Ação faz parte do programa Interior com mais Valor

Prestes a completar um ano de atendimento, a Unidade Móvel de Saúde, ação integrante do programa Interior Com Mais Valor, ligado à Secretaria de Saúde de Farroupilha, já atendeu cerca de 1 mil pessoas no interior da cidade. Os atendimentos são realizados de forma itinerante nas comunidades do interior.

Conforme dados divulgados pela pasta, ao todo são 504 consultas médicas, 439 consultas odontológicas e mais de 3,9 mil procedimentos odontológicos realizados neste período. Além disso, são ofertados vacinas, testes rápidos, coletas de citopatológico (pré-câncer) e testes de glicose.

O secretário de Saúde, Clarimundo Gründmann, comemorou os números e ressaltou a importância da Unidade Móvel.

“Os atendimentos da Unidade Móvel de Saúde no nosso interior são uma conquista de toda a comunidade. Sabemos da importância de levar este trabalho para os moradores mais distantes da região central. Uma coisa que nos alegra é que estes moradores abraçaram a ideia, procuram os atendimentos sempre que a Unidade chega naquela região. Temos muito trabalho pela frente, mas já podemos comemorar o sucesso neste programa”.

Gründmann ainda diz que a Unidade Móvel de Saúde conta com uma baixíssima média de faltas em consultas agendadas, o que otimiza e melhora os atendimentos por parte das equipes de saúde.

Vale ressaltar que as consultas médicas realizadas na UMS são idênticas às consultas idealizadas em qualquer Unidade Básica de Saúde, com os mesmos processos e procedimentos como, por exemplo, o encaminhamento do paciente para um especialista ou, se o médico assim julgar necessário, o pedido de realização de exames complementares.

Neste mês de junho, a Unidade Móvel de Saúde estará em cinco comunidades da cidade. Desde a segunda-feira, 29 de maio, até a sexta-feira, 02 de junho, ela ficará em Monte Bérico. Já na segunda semana, na segunda-feira, 05 de junho, ela passará por Caravaggio, e no dia 07 a 09, em Linha Jacinto.

Linha São João receberá os atendimentos entre os dias 12 e 16. Já entre os dias 19 e 23, será a vez de Linha Machadinho. Para finalizar o mês, o programa passará por Caravagetto entre os dias 26 e 30 de junho.

Apenas no dia 08, feriado de Corpus Christi não haverá atendimento.

Data de publicação: 31/05/2023

Créditos: Cristiano Lemos

Créditos das Fotos: Arte/Jonatas Cristofoli

Compartilhe!