Além das melhorias nas estruturas das escolas, como pintura e manutenção, professores e auxiliares de Educação Infantil foram contratados para completar o quadro de funcionários.

O ano letivo de 2023, tem início no dia 07 de fevereiro, para as Escolas de Educação Infantil e no dia 13 para as Escolas de Ensino Fundamental. Para atender as demandas dos estudantes do ensino público municipal, a Prefeitura de Farroupilha, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Juventude, vem realizando diversas melhorias em todas as escolas municipais.

De acordo com a titular da pasta, Luciana Zanfeliz, a Secretaria, em parceria com as direções das escolas, desde o final de 2022, iniciou o planejamento para receber os alunos em 2023, realizando reuniões com cada instituição, estudando o quadro de professores e funcionários, buscando atender e as necessidades de materiais, de melhoria na estrutura física, analisando todas as demandas, para melhor receber os estudantes.

“Dessa forma, no mês de janeiro, aproveitando o momento das férias, as escolas já receberam materiais e várias obras de manutenção e pintura foram realizadas, a fim de sempre melhorar a estrutura das instituições. Além disso, os professores, auxiliares de Educação Infantil contratados, já começaram a ser chamados na metade do mês de janeiro, a fim de começarmos o ano letivo com o quadro completo de professores”, enfatiza Luciana.

A Secretária reitera que escolas reabrem no dia 1º de fevereiro com o retorno das direções e funcionários, a fim de que os últimos preparativos sejam realizados nas escolas para o início das aulas. A Secretaria de Educação realizará, no início de fevereiro, reuniões e encontros de formação com os gestores, no intuito de preparar, fortalecer e instrumentalizar as equipes diretivas para melhor receberem os professores, funcionários e alunos. Os encontros visam fortalecer a parceria entre a equipe da Secretaria e os gestores, reforçando a importância da comunicação entre todos para que as escolas consigam realizar um bom trabalho em 2023.

“A expectativa para o ano de 2023 é de poder superar as metas já alcançadas no ano anterior, bem como os desafios e poder cada vez mais oferecer aos nossos estudantes uma educação de qualidade, sempre contando com a parceria de toda comunidade escolar, que é muito importante nesse contexto, afinal se todos estão engajados e comprometidos, todos se sentem pertencentes no processo de sempre buscar o melhor para nossas crianças”
, destaca a Secretária.

Uma série de programações culturais, esportivas e pedagógicas estão sendo pensadas por toda a equipe da Secretaria, a fim de estreitar ainda mais os vínculos com toda a comunidade escolar fazendo com que isso se estenda para além dos espaços escolares.

Este ano, foram matriculados, aproximadamente 8.800 alunos na rede municipal entre a Educação Infantil e Ensino Fundamental, quase 1000 alunos a mais que no ano anterior.

Data de publicação: 07/02/2023